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Titre: Direito à literatura como direito humano : a literatura de ficção científica de autoria de mulheres em uma perspectiva de educação em direitos humanos
Auteur(s): Miranda, Risla Lopes
metadata.dc.contributor.email: mailto:rislalopes@gmail.com
Orientador(es):: Zardo, Sinara Pollom
Assunto:: Educação em Direitos humanos
Ficção científica
Mulheres na literatura
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Questões de gênero
Escritores brasileiros
Date de publication: 30-mar-2020
Référence bibliographique: MIRANDA, Risla Lopes. Direito à literatura como direito humano: a literatura de ficção científica de autoria de mulheres em uma perspectiva de educação em direitos humanos. 2019. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa de Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz, do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília. A pesquisa teve como objetivo geral compreender, a partir das narrativas das autoras de ficção científica a relação entre o direito à literatura, a educação em direitos humanos e a representação e representatividade nos seus livros e na literatura. Como objetivos específicos foram definidos: discutir a literatura como direito à narrativa e como direito humano; evidenciar de que forma as relações de poder e as questões de gênero são tratadas na literatura de ficção científica; e analisar a representatividade e a representação de mulheres na literatura de ficção científica como direito humano, a partir das narrativas de escritoras contemporâneas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas com duas escritoras de literatura de ficção científica, Lina e Júlia. Para escolha das participantes da pesquisa, foram utilizados critérios relacionados à visibilidade que elas possuem no campo, disponibilidade de encontro entre a entrevistadora e a escritora e que tenham livros publicados. A análise dos dados foi realizada a partir das orientações relativas à análise de conteúdo de Bardin (2009; 2016). Os dados evidenciaram que o direito à literatura é fundamental para uma vida digna e permite visibilizar e questionar a estrutura de sistemas de opressão e de marginalização impostos às mulheres. Como resultados identificamos que o direito à literatura é possibilitado e materializado através do direito à narrativa, à memória e à representação e à representatividade.
Abstract: This dissertation is linked to the Research Line of Education in Human Rights and Culture of Peace, of the Graduate Program in Human Rights and Citizenship of the University of Brasilia. The research aims to understand, from narratives of science fiction female authors, the relation between the right to literature, human rights education, as well as representation and representativeness in their books and literature. Specific objectives are: discussing literature as narrative right and as human right; highlighting how power relations and gender issues are addressed in science fiction literature; and analyzing representativeness and representation of women in the science fiction literature as a human right, from narratives of contemporary Brazilian female writers. This is a qualitative approach research that used narrative interviews with two writers of science fiction literature, Lina and Julia, as an instrument for data generation. To choose the research participants, the criteria used was related to the visibility they have in their field, the availability of them meeting the interviewer and their published books. Data analysis was based on content analysis of Bardin’s (2009; 2016) guidelines. Data has showed that the right to literature is fundamental for a dignified life and allows the visibility and questioning of the structure of oppression and marginalization systems imposed on women. As a result, we identified that the right to literature is made possible and materialized through the right to narrative, memory, representation and representativeness.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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