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Título: Profetas, peregrinos e sobreviventes : discursos de três movimentos indígenas em Chiapas, México
Autor(es): Lima, Júnia Marúsia Trigueiro de
Orientador(es): Trajano Filho, Wilson
Assunto: Discurso
Movimentos indígenas
Resistência
Zapatismo
Chiapas
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de. Profetas, peregrinos e sobreviventes: discursos de três movimentos indígenas em Chiapas, México. 2019. 248 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente tese analisa como os discursos de três movimentos indígenas do estado mexicano de Chiapas são constituídos, enunciados, legitimados e relacionados: o Movimento Zapatista; o “Movimento em Defesa da Vida e do Território” (Modevite); e a “Sociedade Civil Las Abejas de Acteal”. Desde 1994, o zapatismo adquiriu ressonância nacional e internacional e se legitimou como uma das vozes mais representativas dos povos originários mexicanos. Seus discursos foram, e ainda são, capazes de mobilizar pessoas de várias partes do mundo, especialmente em espaços e redes contra-hegemônicas. Em territórios próximos, os demais movimentos mencionados são compostos por indígenas de praticamente as mesmas etnias que os primeiros e por eles são influenciados. Apesar disso, Modevite e Las Abejas elaboram formas próprias de se estabelecer, pleitear demandas e construir redes e vínculos com outros atores (indígenas e não indígenas). Este trabalho apresenta e compara esses escopos discursivos por meio da observação de manifestações públicas — encontros, congressos, peregrinações, etc. —, assim como de outras formas de expressão que lhes são específicas.
Abstract: The present thesis analyzes how the discourses of three indigenous movements of the Mexican State of Chiapas are constituted, enunciated, legitimized and related: the Zapatista Movement; the “Movement in Defense of Life and Territory” (Modevite); and the “Las Abejas from Acteal Civil Society”. Since 1994, Zapatismo has gained national and international resonance and has been legitimized as one of the most representative voices of the native Mexican people. Those discourses were — and still are — capable of mobilizing people from various parts of the world, especially in counter-hegemonic spaces and networks. In neighboring territories, the other movements are led by indigenous persons from practically the same ethnic groups as the first and are influenced by it. Nevertheless, Modevite and Las Abejas create their own ways of establishing themselves, making demands and building networks and ties with other players (indigenous and non-indigenous). This study presents and compares these rethorical scopes by observing public manifestations — meetings, conferences, pilgrimages, etc.— as well as other forms of expression which are specific to them.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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