Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37162
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EduardoMundimdaCosta.pdfDissertação1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
Autor(es): Costa, Eduardo Mundim da
Orientador(es): Diniz Rojas, Nilda Maria
Assunto: Evolução (Biologia)
Biologia - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Vídeos em stop motion
Data de publicação: 25-Mar-2020
Referência: COSTA. Eduardo Mundim da. Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Biologia Evolutiva é um tema central no ensino de Biologia, sendo considerada disciplina unificadora de conteúdos. Existe deficiência de entendimento das principais teorias de evolução biológica no ensino médio, isso pode ser devido ao pouco tempo dedicado ao tema, principalmente em escolas públicas, aliado a um calendário que resulta muitas vezes na supressão desse tema. Existem evidências de que a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta de apoio, ao processo de ensino aprendizagem, é eficiente no ambiente escolar, pois os jovens alunos veem a utilização dos recursos audiovisuais como algo interessante, diferente do que normalmente presenciam no cotidiano escolar. Desta forma, propusemos a elaboração e produção de vídeos em stop motion, sobre as principais teorias clássicas de Biologia Evolutiva, e a avaliação do impacto desses vídeos em aula. Foram produzidos três vídeos sobre as seguintes teorias: lamarckista, darwinista e síntese moderna de evolução biológica e realizada atividade didática com alunos de ensino médio participantes de pesquisa. A avaliação do impacto desses vídeos sobre a percepção dos alunos foi feita a partir de análise de dados e informações, obtidos em questionários e em entrevistas, que permitiram afirmar que a utilização dos vídeos foi evidentemente bem aceita nas aulas sobre as teorias de Evolução Biológica. A técnica stop motion de produção tornou os vídeos eficientes em atrair a atenção dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse, o que levou a uma otimização do tempo das explicações sobre as teorias, podendo contribuir positivamente com o processo de ensino e aprendizagem, de modo a ser complemento eficaz de transmissão de informações sobre as teorias de evolução biológica das espécies
Abstract: The biological evolution is a central theme in the teaching of biology, being considered a unifying discipline. There is a lack of understanding of the main theories of biological evolution in high school, may be due to the little time devoted to the subject, especially in public schools, coupled with a calendar that often results in the suppression of this theme. There is evidence that the use of visual audio resources as a tool to support the teaching-learning process is efficient in the school environment, since young students see the use of audiovisual resources as something interesting, different from what they normally see in everyday school life. Thus, we proposed the elaboration and production of Stop Motion videos, about the main classic theories of Biological Evolution, and the evaluation of the impact of these videos in class. Three videos were produced on the following theories: lamarckism, darwinism and modern synthesis of biological evolution and didactic activity with high school students participating in research. The evaluation of the impact of these videos on the students' perception was made through data and information analysis, obtained from questionnaires and interviews, which allowed us to affirm that the use of the videos was evidently well accepted in the classes on Biological Evolution theories. The stop motion production technique made videos efficient in attracting students' attention, arousing curiosity and interest, which led to an optimization of the time of explanations about theories, and could contribute positively to the process of teaching and learning, effective complement to the transmission of information on the theories of biological evolution of species
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.