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Título: A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
Autor(es): Oliveira, Cyntia Sandes
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Ensino superior - Brasil
Políticas públicas educacionais
Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação: 11-Mar-2020
Referência: OLIVEIRA, Cyntia Sandes. A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES: a cocriação do programa CAPES-PrInt. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Internacionalizar o ensino superior no Brasil é um desafio à comunidade acadêmica e aos formuladores de políticas públicas. Em meio a disparidades regionais históricas e práticas reiteradas de fomento que estimulam o benefício individual e a mobilidade docente e discente de saída, observamos o surgimento de um programa que associa internacionalização a pensar estrategicamente a Universidade brasileira. O objetivo do presente estudo é analisar se a cocriação do Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representa uma mudança de abordagem na política de internacionalização do sistema nacional de pós-graduação. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar o processo de internacionalização nos programas da Capes; ii) caracterizar a dinâmica de formulação do Capes-Print; iii) caracterizar a influência da estrutura de gestão Capes na instrumentação da formulação do programa e iii) verificar se o entendimento e as aspirações da comunidade acadêmica quanto à internacionalização foram expressos no Programa. A fim de desenvolver os objetivos apresentados, utilizamos uma abordagem de cocriação de políticas públicas articulada com a instrumentação da ação pública e com os conceitos presentes nos estudos da internacionalização da educação superior. Como resultado, demonstramos de que maneira o Programa Capes-PrInt representa uma mudança de abordagem na internacionalização do ensino superior e como a instrumentação da ação pública influência nas suas características e abrangência. A sua permanência está atrelada ao sucesso de sua implementação e à difusão sistemática de uma visão do processo de internacionalização do ensino superior que vai além da mobilidade acadêmica.
Abstract: Internationalizing higher education in Brazil is a challenge to the academic community and to policy makers. Amid historical regional disparities and repeated promotion of practices that stimulate the individual benefit and outward mobility of professors and students, we observe the emergence of a program that associates internationalization with strategic thinking for Brazilian Universities. The purpose of this study is to analyze whether the Program for Institutional Internationalization of Brazilian Higher Education and Research Institutions (Capes-PrInt), from the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes) represents a change of approach to the internationalization of higher education policy in the country. As specific objectives, we seek to: i) analyze the internationalization process within Capes initiatives; ii) characterize the Capes-Print program formulation dynamics; iii) characterize the influence of the Capes management structure in the formulation of the program and iii) verify if the understanding and aspirations of the academic community regarding internationalization were expressed in the Program. In order to develop the objectives presented, we use the cocreation of public policy approach articulated with the implementation of public action and with the concepts of internationalization of higher education. As a result, we demonstrate how the Capes-PrInt Program represents a change of approach in the internationalization of higher education policy in Brazil and how the instrumentation of public action influences its characteristics and scope. Its permanence is linked to the success of its implementation and to the systematic dissemination of a vision of the process of internationalization of higher education that goes beyond academic mobility.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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