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Título: Análise da dupla carreira de atletas beneficiados pelo Programa Bolsa-Atleta do Governo do Distrito Federal : conciliação entre a trajetória esportiva e educacional
Autor(es): Martins, Fernando Bernardes
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Atletas
Carreira esportiva
Atletas - auxílio financeiro
Dupla carreira
Data de publicação: 4-Mar-2020
Referência: MARTINS, Fernando Bernardes. Análise da dupla carreira de atletas beneficiados pelo Programa Bolsa-Atleta do Governo do Distrito Federal: conciliação entre a trajetória esportiva e educacional. 2019. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho é um desdobramento das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisas em Dupla Carreira Esportiva (DuCa) sobre a conciliação de esportes e estudos por atletas de alto rendimento. Esse tema é abordado constantemente na literatura acadêmica internacional, mas, no Brasil, ainda está em progresso. Em ambos os cenários os estudos apresentam a necessidade de o atleta dedicar-se concomitantemente aos esportes e estudos motivados pela curta trajetória da carreira esportiva se comparado a outras escolhas profissionais e os percalços que podem surgir durante o seu desenvolvimento, levando-o a buscar vagas no mercado de trabalho formal de acordo com o seu nível de instrução. Ademais, é evidenciado na maioria dos estudos o importante papel da família no decorrer da dupla carreira, agindo como um dos principais responsáveis por oportunizar e financiar a prática esportiva de seus filhos. Para superar barreiras que venham enfrentar ao longo de sua vida, atletas valem-se de facilitadores que os apoiam nesse sentido, como o devido suporte emocional e financeiro de sua família, treinadores e outros agentes sociais e até mesmo programas e políticas de auxílio governamentais e das instituições de esporte e estudos. Um dos possíveis facilitadores instituídos no Brasil é o Programa Bolsa-Atleta do Governo do Distrito Federal (PBA/DF), que beneficia financeiramente atletas de acordo com seus resultados esportivos. O objetivo central desse trabalho foi de analisar a dupla carreira dos atletas de elite do Distrito Federal ao conciliarem o esporte de alto rendimento e a formação educacional, utilizando o PBA/DF como critério de identificação os atletas de elite do Distrito Federal e sendo organizado em três estudos. O primeiro envolveu uma revisão da literatura internacional para identificar e analisar o progresso das pesquisas de estudantes-atletas universitários. O segundo estudo procurou traçar um perfil inicial dos atletas beneficiados pelo PBA/DF no período de 2014/2015 com dados coletados por meio de um questionário estruturado. E por fim, o terceiro estudo buscou compreender a trajetória esportiva de dupla carreira de atletas de elite do Distrito Federal, considerando as barreiras e facilitadores que possuíram e o impacto do PBA/DF no seu desenvolvimento esportivo. Percebemos que o esporte não-espetacularizado praticado pelos atletas da amostra oferecem poucas oportunidades de retorno financeiro, fazendo com que procurem também se dedicar aos estudos por vislumbrarem um caminho mais certo de obterem seu sustento. A família aparece como importante influenciador tanto ao esporte como aos estudos, por mais que a prática esportiva sempre estivesse condicionada a bons resultados na escola. Ponderamos também a efetividade do PBA/DF como programa com o objetivo de oferecer condições para dedicação exclusiva ao esporte e sugerimos pontos a serem levados em consideração para beneficiar o atleta além do auxílio financeiro.
Abstract: The present work is an unfolding of the research carried out by the Research Group on Dual Career Sports (DuCa) on the conciliation of sports and studies by high performance athletes. This theme is constantly addressed in the international academic literature, but in Brazil it is still in progress. In both scenarios the researches present the athlete's need to dedicate themselves to sports and studies, motivated by the short trajectory of the sports career compared to other professional choices and the mishaps that may arise during its development, leading to the search for positions in the sports formal work market according to their current level of education. In addition, the important role of the family in the dual career is evidenced in most of the studies, acting as one of the main responsible for giving opportunities and financing the sports practice of their children. To overcome barriers they’ll face throughout their lives, athletes rely on facilitators who support them in this regard, such as the emotional and financial support of their family, coaches and other social agents, and even government aid programs, policies and institutions of sports and studies. One of the possible facilitators instituted in Brazil is the Bolsa-Atleta Program of the Federal District (PBA-DF), which financially aids athletes according to their sports results. The main objective of this work was to analyze the dual career of the elite athletes of the Federal District when conciliating the high performance sport and the educational formation, using the PBA/DF as a criterion of identification the elite athletes of the Federal District. The research was organized in three different works. The first involved a review of the international literature to identify and analyze the progress of university student-athlete studies. The second sought to outline an initial profile of the athletes benefiting from the PBA/DF in the period of 2014/2015 with data collected through a structured questionnaire. Finally, the third study aimed to understand the dual career trajectory of elite athletes in the Federal District, considering the barriers and facilitators they possessed and the impact of PBA/DF on their sporting development. We realized that the non-spectacularized sport practiced by the sample’s athletes offers few opportunities for financial return, making them focus on their studies due to the belief that it’s a more reliable way to obtain their livelihood. The family appears as important influencers to both sports and studies, even though the practice of sports has always been related to good results in school. We also considered the effectiveness of the PBA/DF as a program able to offer conditions for full-time dedication to sports, and we suggest points to be taken into consideration to benefit the athlete besides the financial aid.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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