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Título: Interface educação-comunicação : possibilidades para o Ensino de Ciências
Autor(es): Lopes, Eloisa Assunção de Melo
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Educomunicação
Ensino de ciências
Educação científica e tecnológica
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: LOPES, Eloisa Assunção de Melo. Interface educação-comunicação: possibilidades para o Ensino de Ciências. 2019. 139 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho, estudamos e discutimos as relações da comunicação com o Ensino de Ciências, respaldados por autores da interface educação-comunicação como Mário Kaplún e Paulo Freire. Nossos objetivos foram identificar características que integram as pesquisas que versam sobre comunicação no âmbito do Ensino de Ciências; investigar a maneira como a comunicação vem sendo trabalhada no contexto do Ensino de Ciências; e apontar possíveis caminhos para a integração da comunicação e o Ensino de Ciências a luz do referencial teórico-prático da educomunicação. Para tal, realizamos revisão bibliográfica sobre a interface educação-comunicação e sobre a Educomunicação. Selecionamos, também, cinco diferentes periódicos brasileiros da área de Ensino de Ciências (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Ciência & Educação, Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Investigação em Ensino de Ciências e Revista Experiências em Ensino de Ciências), nos quais buscamos elementos que permitissem uma compreensão de como a comunicação vem sendo trabalhada na área. Foram selecionados 116 artigos em um universo de 1.255 e o período analisado foi de 2010 a 2016. Para análise dos dados desenvolvemos a construção de categorias de análise, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de acordo com Moraes e Galiazzi. Os resultados mostraram que houve uma diversidade de interações, de temas e de formas pelas quais e com as quais a comunicação esteve relacionada com a Educação em Ciências. De modo geral, a comunicação apareceu nos trabalhos como recurso didático, fornecendo meios para ensinar, mas não como algo a ser discutido com os estudantes ou como competência a ser desenvolvida com eles. Prevaleceram o uso dos meios digitais/informáticos, justificados por sua ampla presença na sociedade, e importância nos processos de ensino, fornecendo recursos variados, interativos e mais atraentes para os estudantes. Concluímos que a educomunicação, se aliada a uma educação científica CTS, pode, por meio do incentivo a uma abordagem comunicativa não impositiva, dialógica, interativa e problematizadora, fornecer possibilidades para a transformação das práticas educativas em Ciências, na escola e na sala de aula.
Abstract: In this paper, we study and discuss the relationship between communication and science teaching, supported by authors of the education-communication interface such as Mário Kaplún and Paulo Freire. Our objectives were to identify characteristics that integrate the researches on communication within the scope of science teaching; investigate the way communication has been worked in the context of science education; and point out possible ways for the integration of communication and science teaching in the light of the theoretical-practical reference of educommunication. To this end, we have conducted a literature review on the education-communication interface and on Educommunication. We have also selected five different Brazilian journals in the area of Science Teaching (Brazilian Journal of Science Education Research, Science & Education Magazine, Ensaio Magazine - Education in Science Research, Investigation in Science Teaching magazine and Experiences in Science Teaching Magazine), in which we seek elements that allow an understanding of how communication has been worked in the area. There were selected 116 articles from a universe of 1,255 and the analyzed period was from 2010 to 2016. For data analysis, we developed the construction of analysis categories, through Discursive Textual Analysis (DTA), according to Moraes and Galiazzi. The results showed that there was a diversity of interactions, themes and ways in which and with which communication was related to Science Education. In general, communication appeared in the works as a didactic resource, providing means for teaching, but not as something to be discussed with the students or as a competence to be developed with them. The use of digital / computer media prevailed, justified by its wide presence in society, and importance in teaching processes, providing varied, interactive and more attractive resources for the students. We conclude that educommunication, if combined with a science education CTS, can by encouraging a non-imposing, dialogic, interactive and problematic communicative approach, provide possibilities for the transformation of educational practices in science, in the school and in the classroom.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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