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Título: Santos cidade criativa do cinema : a experiência de (trans)formação urbana e cidadã do Cinescola Querô
Autor(es): Paula, Isabel de Freitas
Orientador(es): Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Assunto: Cinema
São Paulo (SP)
Desenvolvimento urbano sustentável
Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Economia criativa
Data de publicação: 21-Fev-2020
Referência: PAULA, Isabel de Freitas. Santos cidade criativa do cinema: a experiência de (trans)formação urbana e cidadã do Cinescola Querô. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo de caso sobre a experiência do Cinescola Querô, na Região do Mercado Central de Santos (SP), área de alta vulnerabilidade social e degradação urbana, a fim de investigar como a cultura e a criatividade, no campo do audiovisual, podem impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável em uma cidade membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (RCCU) – UNESCO Creative Cities Network (UCCN). O estudo de caso analisa a implementação do projeto Cinescola Querô, iniciativa central do Plano de Ação 2016- 2019 apresentado pela Prefeitura de Santos para ingresso na RCCU, em 2015, como Cidade Criativa do Cinema. Busca-se compreender o papel da escola de cinema da periferia para a formação cidadã e profissional de jovens de baixa renda, acesso ao mercado de trabalho e sua relação com as mudanças urbanas no centro degradado. Para tanto, o trabalho envolve uma abordagem qualitativa, a partir do levantamento de bibliografia e referências teóricas sobre cultura, desenvolvimento e economia criativa, bem como da análise de documentos e realização de entrevistas com a comunidade do Cinescola Querô e gestores públicos. A pesquisa conclui que o Cinescola Querô, transformado em política pública municipal, teve impactos significativos na formação e na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e humana. Sugere, dessa forma, um conceito mais amplo de cidade criativa, que vai além de uma visão restritiva associada à economia e à criatividade.
Abstract: This dissertation consists of a case study about the experience of Cinescola Querô in the Central Market Region of Santos (SP), an area of high social vulnerability and urban degradation, with the aim to investigate how culture and creativity, in the audiovisual field, can contribute to promoting sustainable urban development in a city that is a member of the UNESCO Creative Cities Network (UCCN). The case study analyzes the implementation of the project Cinescola Querô, a key-initiative of the 2016-2019 Action Plan presented by Santos City Hall to join the UCCN in 2015 as a UNESCO Creative City of Film. It seeks to understand the role of the cinema school in Santos’ periphery in the training of low-income young people to become citizens and professionals, their integration into the labor market and its relationship with urban changes in the degraded city center. For this analysis, the research involves a qualitative approach, based on the bibliographical and theoretical references on culture, development and creative economy as well as document analysis and interviews with the community of Cinescola Querô and public managers. The study concludes that Cinescola Querô, transformed into municipal public policy, had significant impacts on the training and qualification of vulnerable young people, contributing to a more inclusive and humane city. It thus suggests a broader concept of the creative city, which goes farther beyond a restrictive view associated with economy and creativity.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
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