Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36858
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CristinadeJesusTeixeira.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática : uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade
Autor(es): Teixeira, Cristina de Jesus
Orientador(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Resolução (Matemática)
Resolução de problemas
Criatividade (Educação)
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: TEIXEIRA, Cristina de Jesus. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática: uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação de mestrado, no formato multipaper, concatena três artigos resultantes de pesquisas cujos objetos de estudo são as aprendizagens da matemática. O estudo intentou identificar possibilidades de promoção das aprendizagens da matemática por meio da proposição de problemas em perspectivas diferenciadas: do contexto da proposição dos problemas (projeto Matemática É Para Todos); das interações que nele se estabelecem (colaboração); e de um produto desse contexto (criatividade). O objetivo geral de cada artigo assume status de objetivo específico em relação ao multipaper, portanto, analisar as percepções dos estudantes em relação ao projeto Matemática É Para Todos – MEPT, enquanto coadjuvante das aprendizagens da matemática, refere-se ao primeiro artigo; analisar se as interações entre pares, no momento da resolução de problemas, podem favorecer o desenvolvimento de habilidades matemáticas relaciona-se ao segundo artigo, e analisar a criatividade em matemática a partir da estratégia de formulação de problemas, ao terceiro artigo. O estudo de abordagem qualitativa, estratégia pesquisa-ação teve como instrumento de coleta de dados: questionário aberto, registro de observações e produções escritas. O cenário das pesquisas constituiu-se em uma escola pública de Brasília de ensino fundamental, anos finais, e a amostra investigada compôs-se dos estudantes participantes do projeto MEPT. Ademais, os resultados e as análises revelam que o objetivo geral deste estudo, “identificar possibilidades de promoção das aprendizagens da matemática a partir da proposição de problemas em diferentes perspectivas” consolida-se, uma vez que foram alcançados os objetivos de cada pesquisa. Na primeira pesquisa, as análises do projeto MEPT evidenciaram resultados que podem ser traduzidos enquanto possibilidades para as aprendizagens da matemática a partir tanto do engajamento quanto das potencialidades do projeto. O engajamento verificou-se a partir do envolvimento e persistência dos estudantes nos processos de resoluções dos problemas, o que foi explicitado pelos constructos autoestima e autoavaliação. As potencialidades foram enfatizadas por meio das habilidades compreender, analisar, interpretar e aplicar e por meio dos motivos intrínsecos para aprender apresentados pelos estudantes. Em relação à segunda pesquisa, a colaboração entre pares no desenvolvimento das habilidades matemáticas em contexto de resolução de problemas, os resultados das análises evidenciaram que as interações entre pares, quando promovidas por meio da resolução de problemas, podem se constituir colaborativas. As interações se configuram como colaborativas a partir dos diálogos, das indagações, das discussões entre os pares em situação de resolução de problemas, o que foi apontado pelos elementos perceber, reformular, posicionar, questionar, avaliar e compreender, explicitadas pelos estudantes. Com relação ao desenvolvimento de habilidades, as análises apontaram que as colaborações entre os pares podem se constituir em elementos auxiliares no desenvolvimento de habilidades matemáticas, o que ficou evidenciado a partir dos processos de resolução de problemas com ênfase em determinado objeto do conhecimento e das habilidades suscitadas para tal resolução. A terceira e última pesquisa, criatividade matemática utilizando a estratégia de formulação de problemas, evidenciou a partir das análises que as formulações apresentaram os elementos componenciais da criatividade matemática: criatividade, fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. As análises indicaram, ainda, que o contato constante com a resolução de problemas no projeto MEPT pode ter influenciado os resultados sobre a criatividade das formulações produzidas. Desse modo, a partir dos resultados e das análises das três pesquisas, pode-se inferir que este estudo apresenta possibilidades que podem ser utilizadas para repensar a forma de organização do cenário para as aprendizagens da matemática, não apenas para um grupo de estudantes, mas para a organização do trabalho pedagógico como um todo.
Abstract: This dissertation, organized in multipaper format, interlink three articles resulted from researches whose objects of study are the learning of mathematics. The study attempted to identify the possibilities for the promotion of mathematics learning through the proposition of problems in differentiated perspectives: of the context of the proposition of problems (project: Matemática É Para Todos); of the interactions that are established in it (colaboration); and a product generated from this context (creativity). The general objective of each article assumes the status of specific objective in regard to the multipaper, therefore, to analyze the perceptions of the students regarding the project Matemática É Para Todos - MEPT, as an adjunct to the mathematics learning, refers to the first article, to analyze whether peer interactions, at the time of problem resolution, may favor the development of mathematical skills is related to the second article, and analyzing the creativity in mathematics from the problem-formulation strategy, is related to the third article. The study, of qualitative approach and research-action strategy had as instrument of data collection: a questionnaire composed by open-ended questions, written record of observations and students written productions. The research scenario was consisted of a public middle school in Brasília and the investigated sample consisted of students participating in the MEPT project. Furthermore, the results and the analysis have revealed that the general objective of this study “to identify the possibilities for the promotion of mathematics learning through the proposition of problems in differentiated perspectives” was consolidated, whereas the objectives of each research were achieved. In the first research, the analyses of the MEP project have pointed results that can be reworded as possibilities for mathematics learning considering both, the commitment and the potentialities of the project. The commitment was based on the students' involvement and persistence in problemsolving processes, which was explained by the constructs of self-esteem and selfevaluation. The potentialities were emphasized through the students’ abilities of comprehension and application besides the intrinsic learning motivation. Regarding to second research, the collaboration between peers in the development of mathematical skills in the context of problem solving, the results of analyses have shown that those interactions, once promoted in the light of problem solving, can be collaborative. The interactions are configured as collaborative from the dialogues, inquiries and discussions between peers, in problem-solving contexts, which was pointed out by the elements perception, reformulation, positioning, questioning, evaluation and understanding, explained by the students. With reference to the development of skills, the analyses pointed out that the collaborations between peers may constitute auxiliary elements in the development of mathematical skills, which was evidenced from the processes of problem solving with emphasis on a certain object of knowledge and the skills raised for a certain resolution. The analyses of the third and last research, "mathematical creativity using the strategy of formulating problems", have shown that the formulations of problems, made by the students, presented the component elements of mathematical creativity: creativity, fluency, flexibility, elaboration and originality. The analyses also have indicated that the constant contact with problem solving in the MEPT project may have influenced the results on the students' creativity in the formulations produced. Thus, from the results and analysis of the three researches, it can be inferred that this study presents possibilities that can be used to rethink the form of organization of the scenario of mathematics learning, not only for a group of students, but also for the organization of the pedagogical work as a whole.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.