Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36852
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LeituraAfricaAya.pdf628,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Leituras sobre África : Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental – EJA
Outros títulos: Readings about Africa : Aya de Yopougon by Marguerite Abouet to teach reading and african culture in elementary school
Autor(es): Pereira Neto, João Vicente
Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Educação
Leitura
Multiculturalismo
Direitos Humanos
Data de publicação: 2016
Editora: Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq)
Referência: VICENTE, João; REIS, Maria da Glória Magalhães dos. Leituras sobre África: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental. Revista Letras Raras, v. 5, n. 2, p. 27-47, nov. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/670/413. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a leitura de obras de ficção em sala de aula e aplicação da Lei nº 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história africanas nas escolas públicas brasileiras. A metodologia que foi aplicada é baseada em pesquisa-ação e envolveu a elaboração de uma orientação didático reflexiva (ODR) que foi aplicada em turmas de 6º do Ensino Fundamental, em regime de Educação de Jovens e Adultos no turno noturno em região periférica do Distrito Federal. A obra lida foi Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, autora contemporânea de origem marfinense. Trata-se de livro em quadrinhos, publicado originalmente em francês, traduzido para o português e adotado no Programa Nacional Biblioteca na Escola desde 2012. Foram propostas atividades envolvendo a leitura e os discursos produzidos foram analisados e nota-se que a atividade foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana e no desenvolvimento da leitura literária.
Abstract: This article presents a research with the aim of promoting reading fiction in the classroom and the application of Law 10.639/2003 which deals with the obligation of teaching the African culture and African history in Brazilian public schools. The methodology is based on researc-action and involved the development of a reflective teaching guidance to be applied in 6 classes of elementary school, in youth and adult education system the night shift in the peripheral region of the Federal District. The work was read Aya of Yopougon Marguerite Abouet, contemporary author of Ivorian origin. It is comic book, originally published in French, translated into Portuguese and adopted the National Programme School Library since 2012. It was proposed activities involving reading and produced reports were analyzed and it is noted that the activity was profitable for introduction of / students in African culture and development of literary reading.
Licença: (CC BY) - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/670/413. Acesso em: 10 fev. 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.