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Título: Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015)
Outros títulos: Institutionalizationof elementary school in the Province of Paraná (2000-2015)
Un informe de la producción reciente de la escuela primaria de la Provincia de Paraná (2000-2015)
Autor(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Estado da arte
Historiografia
Paraná
Data de publicação: 2017
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Referência: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 749-771, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9203. Acesso em: 29 jan. 2020.
Resumo: O objetivo do artigo, que apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutoramento, é analisar a historiografia recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná, entre os anos 2000 e 2015. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica em periódicos e em anais de congressos científicos, por meio do qual procura evidenciar, em forma de balanço e estado da arte, os temas privilegiados e apontar, a partir deles, possibilidades para futuras pesquisas. Os resultados identificaram, em setenta e quatro trabalhos analisados, vinte e quatro temas pesquisados, bem como um aumento quantitativo da produção nos últimos cinco anos. A conclusão sugere que o momento presente caracteriza-se por um grande interesse dos historiadores da região pelo seu passado educacional provincial.
Abstract: The objective of this paper, which presents partial results of a post-doctorate research, is to analyze the recent historiography about the institutionalization of elementary school in the Province of Paraná in the period between 2000and 2015. The method used was bibliographic review of journals and scientific congress proceedings. This review sought to evidence, as a survey and state of the art, the privileged themes and identify, from them, possibilities for future research. The results identified twenty-four themes researched in seventy-four works analyzed, as well as a quantitative increase in the production in the last five years. The conclusion suggests that the present moment is characterized by the local historians’ great interest in their provincial educational past.
Resumen: El propósito de este artículo, que presenta resultados de una investigación post-doctoral es analizar la historiografía reciente sobre la institucionalización de la escuela primaria en la provincia de Paraná, entre 2000 y 2015. El método utilizado fue la investigación bibliográfica en revistas y actas de congresos científicos, a través del cual pretende dar a conocer en forma de balance y estado del arte, los temas privilegiados y señalar, desde de ellos posibilidades para investigación futura. Los resultados identificaron en setenta y cuatro estudios analizados, veinticuatro tópicos estudiados, así como un aumento cuantitativo de la producciónen los últimos cinco años. La conclusión sugiere que el momento actual se caracteriza por un gran interés para los historiadores de la región por su pasado educativo provincial.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
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DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004
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