Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36620
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdearioMorteOcidente.pdf467,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IdearioMuerteOccidente.pdf467,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_ConceptionsDeathWestern.pdf459,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ideário da morte no Ocidente : a bioética em uma perspectiva antropológica crítica
Conceptions of death in the Western world : bioethics from a critical anthropological perspective
Ideario de la muerte en Occidente : la bioética en una perspectiva antropológica crítica
Autor(es): Silva, Érica Quinaglia
ORCID: 0000-0001-9526-7522
Assunto: Morte
Vida
Ocidente
Bioética
Data de publicação: 2019
Editora: Conselho Federal de Medicina
Referência: SILVA, Érica Quinaglia. Ideário da morte no Ocidente: a bioética em uma perspectiva antropológica crítica. Revista Bioética, v. 27, n. 1, p. 38-45, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422019271284. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100038. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: A morte é simbólica, histórica e socialmente construída. Mais do que um processo biológico, é uma elaboração cultural, e discuti-la significa, portanto, entender suas representações e práticas. Embora seja atualmente entendida de forma negativa, nem sempre foi tida como tabu. Este artigo busca desvelar de que modo foi estabelecida a oposição entre a vida e a morte em proveito da vida como positividade e as consequências do banimento da ideia de finitude em prol de um mito de imortalidade. A partir de uma revisão da literatura sobre as concepções da morte no Ocidente, especificamente no Brasil, esta discussão propõe repensar a bioética como campo disciplinar que deve abarcar, para além de modelos dogmáticos e autoritários, valores morais plurais. Esta reflexão permite encarar a morte como constituinte da vida e, assim, arrostar a impossibilidade do nada, fim inexorável, como possibilidade infinda, em suas diversas acepções e seus diferentes sentidos.
Abstract: Death is symbolically, historically and socially constructed. More than a biological process, death is a cultural elaboration, and discussing it means, therefore, to understand its representations and practices. Although it is currently understood negatively, it was not always considered a taboo. This article aims to unveil how the opposition between life and death favoring life as a positivity was established and what are the consequences of banishing the idea of finitude in favor of a myth of immortality. Through a literature review of the conceptions of death in the Western world, specifically in Brazil, this discussion proposes to rethink bioethics as a discipline that should include, besides dogmatic and authoritarian models, plural moral values. This reflection allows us to face death as a part of life and, thus, to confront the impossibility of nothingness, an inexorable end, as an endless possibility, in its various and different meanings.
Resumen: La muerte es simbólica, histórica y socialmente construida. Más que un proceso biológico, es una elaboración cultural, y discutirla significa, por lo tanto, entender sus representaciones y prácticas. Aunque ella sea actualmente entendida de forma negativa, no siempre fue considerada como tabú. Este artículo busca desvelar de qué modo se estableció la oposición entre la vida y la muerte en provecho de la vida como positividad y las consecuencias de la exclusión de la idea de finitud en favor de un mito de inmortalidad. A partir de una revisión de la literatura sobre las concepciones de la muerte en Occidente, específicamente en Brasil, esta discusión propone repensar la bioética como campo disciplinar que debe abarcar, además de modelos dogmáticos y autoritarios, valores morales plurales. Esta reflexión permite encarar la muerte como constituyente de la vida y, así, confrontar la imposibilidad de la nada, fin inexorable, como posibilidad sin fin, en sus diversas acepciones y sus diferentes sentidos.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422019271284
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.