Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36602
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_SelecaoLexicalRelacoes.pdf431,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_LexicalSelectionSemantic.pdf329,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVieira, Viviane Cristinapt_BR
dc.contributor.authorGonzalez, Carolina Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:32:16Z-
dc.date.available2020-01-24T10:32:16Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Lexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "Parâmetros Curriculares Nacionais". Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36602-
dc.description.abstractSerão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSeleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.title.alternativeLexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "parâmetros curriculares nacionais"-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subject.keywordSeleção lexicalpt_BR
dc.subject.keywordParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7pt_BR
dc.description.abstract1Fulfilling our scientific and political commitment with a critical explanation, in situated social practices, of ways of acting and relating (as inter-actions); systems of knowledge (as representations), as well as ways of identifying and identifying identity (as identifications) in terms of power-knowledge-subjectivities in gender relations, we discuss here an aspect of the complex ongoing social process of construction of the concepts of “social gender” and “sexuality” in national political-pedagogical policies, specifically, here, in the “Parâmetros Curriculares Nacionais”. We conclude that there are social actors such as family and a school who are negatively assessed and sexuality and gender are taken as a unique and indistinct concepts.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4148-5414-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1603-768X-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36602/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.