Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36467
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EffectRealisticSimulation.pdf428,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EfeitoSimulacaoRealistica.pdf433,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
Outros títulos: Efecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermería
Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem
Autor(es): Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Santana, Breno de Sousa
Magro, Marcia Cristina da Silva
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1306-6976
http://orcid.org/0000-0002-4899-5209
http://orcid.org/0000-0002-4566-3217
Assunto: Enfermagem - treinamento
Satisfação no trabalho
Confiança
Data de publicação: 2019
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Referência: MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.
Resumo: Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
Abstract: Objective: To compare the effect of the use of the simulation strategy combined to theory with the simulation, per se, on the gain of self-confidence in nursing professionals during the management of the patient in cardiopulmonary arrest. Method: Quasi-experimental study with pre and post-tests, quantitative approach. Convenience sample composed of 53 professionals, divided into a control and experimental groups. The strategy was the intervention. A structured questionnaire and the satisfaction and self-confidence scale were used for data collection. Results with p≤0.05 were considered significant. Results: Professionals were predominantly young (33.2 ± 6.5 years) and females (84.9%). In the experimental group there was no significant difference (p=0.1 vs p=0.4), but self-confidence increased significantly among the professionals in the experimental group in relation to the control (p=0.007 vs p=0.06). Conclusion: The level of self-confidence of the nursing professionals for patient care in cardiopulmonary arrest improved significantly after using the combined simulation theory.
Resumen: Objetivo: Comparar el efecto del empleo de la estrategia de simulación combinada a la teoría con simulación, per se, en la obtención de autoconfianza en profesionales de enfermería durante el manejo del paciente en parada cardiopulmonar. Método: Estudio casi-experimental con pre/post-tests, abordaje cuantitativo. Muestra de conveniencia compuesta de 53 profesionales de enfermería, divididos en grupo control y experimental. La estrategia fue la intervención. Recolección de datos a través de cuestionario estructurado y escala de satisfacción y autoconfianza en aprendizaje. Considerados significativos resultados con p≤0,05. Resultados: Profesionales predominantemente jóvenes (33,2 ± 6,5 años). En el grupo experimental no hubo diferencia significativa (p=0,1 vs p=0,4), pero la autoconfianza aumentó significativamente entre profesionales del grupo experimental comparado al control (p=0,007 vs p=0,06). Conclusión e implicaciones para la práctica: El nivel de autoconfianza de los profesionales de enfermería para atención al paciente en paro cardiopulmonar mejoró después de la simulación combinada a la teoría.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Enfermagem (FCE-ENF)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.