Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36414
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_MetodoHistoricoDidatica.pdf245,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
Outros títulos: Historical method and didactics of history in the United States of America (1880-1915)
Método histórico y didáctico de la historia en los Estados Unidos de América (1880-1915)
Autor(es): Freitas, Itamar
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0605-7214
Assunto: História - estudo e ensino
Estados Unidos - história
Data de publicação: 2019
Editora: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Referência: FREITAS, Itamar. Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915). Revista Brasileira de Educação, v. 24, e230056, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019230056. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100226. Acesso em: 01 jun. 2020.
Resumo: Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.
Abstract: This article discusses and tells the transposition of an ideal historical method typical of the departments of history and education, colleges and normal schools to the printed documents destined for initial and continuing training of history teachers in the United States of America, between 1870 and 1916. Through the linguistic examination of the Union reports and manuals of history teaching methodology, we demonstrated that historians by formation expanded their performance on philosophers, sociologists, political scientists, economists and educators indicating that the heuristic analysis and synthesis should guide the teaching of history, thought and practiced in the United States since the last decade of the nineteenth century.
Resumen: En ese artículo se discute y narra la transposición de un método de la historia ideal típico de los departamentos de historia y educación, colegios y escuelas normales para los impresos destinados a la formación inicial y continuada de los maestros de historia en los Estados Unidos de América, entre los años 1870-1916. A través del examen lingüístico de los informes de la Unión y de manuales de metodología de la enseñanza de historia, hemos demostrado que los historiadores por formación expandieron su actuación sobre los filósofos, sociólogos, politólogos, economistas y los educadores con la indicación de que la heurística, análisis y síntesis deberían nortear la didáctica de la historia, pensada y practicada en los Estados Unidos de América en la última década del siglo XIX.
Licença: © 2019 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019230056
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.