Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36236
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AplicacaoTecnicaAnalise.pdf322,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_ApplicationSentimentAnalysis.pdf313,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
Outros títulos: The application of the sentiment analysis technique in social media as a tool for social management practices at the governmental level
La aplicación de la técnica de análisis de sentimiento en medios sociales como instrumento para las prácticas de la gestión social a nivel gubernamental
Autor(es): Oliveira, Daniel José Silva
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Pereira, José Roberto
Barbosa, Daniely Aparecida
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0475-6564
http://orcid.org/0000-0003-2680-8342
http://orcid.org/0000-0003-1570-2016
http://orcid.org/0000-0001-7998-8581
Assunto: Emoções
Mineração de dados
Redes sociais
Opinião pública
Administração pública
Data de publicação: Fev-2019
Editora: Fundação Getulio Vargas
Referência: OLIVEIRA, Daniel José Silva et al. A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612174204. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000100235. Acesso em: 25 jun. 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OLIVEIRA, Daniel José Silva et al. The application of the sentiment analysis technique in social media as a tool for social management practices at the governmental level. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612174204. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000100235. Acesso em: 25 jun. 2020.
Resumo: A análise de sentimento é uma técnica de descoberta de conhecimento por meio da mineração de dados, sua finalidade é revelar a opinião das pessoas sobre temas específicos. Essa é uma técnica apropriada para aplicação em fontes de dados não estruturados, como as mídias sociais, que abarcam informações sobre diversos temas, inclusive política e administração pública. O objetivo deste estudo foi identificar se a análise de sentimento pode refletir a opinião pública e, assim, trazer contribuições para as práticas da gestão social. Para tanto, a técnica foi aplicada para revelar as opiniões dos cidadãos expressas no Twitter sobre alguns dos principais programas sociais em vigor no Brasil durante o governo Dilma Rousseff. O estudo consistiu no confronto entre os resultados da análise de sentimento e os conceitos e aplicações envolvendo quatro estratégias de utilização de mídias sociais pelos governos sob a ótica da gestão social. Os resultados da pesquisa revelaram que a técnica da análise de sentimento pode contribuir para as práticas da gestão social no contexto da estratégia de rede.
Abstract: Sentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.
Resumen: El análisis de sentimiento es una técnica de descubrimiento de conocimiento a partir de la minería de datos que tiene la finalidad de revelar la opinión de las personas sobre temas específicos. Esta es una técnica apropiada para aplicación en fuentes de datos no estructurados, como los medios sociales, que abarcan información sobre diversos temas, inclusive política y administración pública. En este ámbito, el objetivo de este estudio fue identificar si el análisis de sentimiento puede reflejar la opinión pública y, así, traer contribuciones a las prácticas de la gestión social. Para ello, la técnica se aplicó para revelar la opinión de los ciudadanos expresada en Twitter sobre algunos de los principales programas sociales vigentes en Brasil durante el gobierno de Dilma Rousseff. El estudio consistió en la confrontación de los resultados del análisis de sentimiento con los conceptos y aplicaciones que involucran cuatro estrategias de utilización de medios sociales por parte de los gobiernos bajo la óptica de la gestión social. Los resultados de la investigación revelaron que la técnica de análisis de sentimiento puede contribuir a las prácticas de la gestión social en el contexto de la estrategia de red.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612174204
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.