Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36149
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MirianTheylaRibeiroGarcia.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorGarcia, Mirian Theyla Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-01-16T19:53:11Z-
dc.date.available2020-01-16T19:53:11Z-
dc.date.issued2020-01-16-
dc.date.submitted2019-05-06-
dc.identifier.citationGARCIA, Mirian Theyla Ribeiro. Silêncios e silenciados: o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 207 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36149-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva destacar elementos que fomentem a reflexão e o debate sobre a maneira como vem funcionando e como pode ser a oferta da educação literária, na perspectiva de formação do leitor, para alunos surdos inseridos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de interação entre o leitor surdo e o texto literário em ambiente escolar não é isento de conflitos que, por vezes, resultam e refletem características que reproduzem a própria condição do ser surdo. Por essa perspectiva, propõe-se que (re)conhecer e entender elementos de aproximação e de distanciamento, identificação e incompatibilidade entre a literatura e o aluno surdo são atitudes que podem contribuir para a formação escolar e humanística destas pessoas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSilêncios e silenciados : o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação literáriapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLetramento literáriopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - literaturapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to highlight elements that foster reflection and debate on the way has been working and how could be the offer of Literary Education for deaf students included in inclusive teaching classes in the perspective of the reader's formation. The process of interaction between the deaf reader and the literary text in a school environment is not free of conflicts that, sometimes, result and reflect characteristics that reproduce the very condition of being deaf. From this perspective, it is proposed that (re) knowing and understanding elements of approximation and distance, identification and incompatibility between literature and the deaf student are attitudes that can contribute to the educational and humanistic formation of these people.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36149/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.