Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36080
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_BrunoJorgeSoares.pdf
Restrito
5,02 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Sely Maria de Souza-
dc.contributor.authorSoares, Bruno Jorge-
dc.date.accessioned2020-01-08T20:04:08Z-
dc.date.available2020-01-08T20:04:08Z-
dc.date.issued2020-01-08-
dc.date.submitted2003-04-03-
dc.identifier.citationSOARES, Bruno Jorge. Comportamento de gestores de empresas de base tecnológica na busca e uso de informações. 2003. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36080-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visou à proposição de um modelo de comportamento de gestores de empresas de base tecnológica na busca e uso de informações tecnológicas e para negócios. Neste estudo, foram investigadas as empresas de desenvolvimento e comercialização de software (EDCSs) associadas ao núcleo TECSOFT/SOFTEX . O ambiente de atuação das empresas, seu perfil, o perfil do gestor, suas atividades e o seu uso das fontes e dos canais de acesso à informação foram aspectos utilizados na explanação do comportamento informacional dos gestores. A teoria fundamentada (grounded theory) de Glaser ; Strauss (1967) foi a abordagem metodológica adotada, que pressupõe a geração de teoria a partir dos dados coletados. A entrevista em profundidade com gestores de empresas de desenvolvimento e comercialização de software foi o método de coleta de dados usado, e os dados obtidos foram codificados e analisados segundo os procedimentos estabelecidos pela teoria fundamentada. Os resultados mostraram que o gestor não pode prescindir da busca de informações para desempenhar suas atividades. Os clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros das EDCSs constituem as principais fontes de informação dos gestores. As conversas pessoais, o correio eletrônico e a Internet, por sua vez, constituem os principais canais de acesso às informações. O uso da teoria fundamentada possibilitou a criação de proposições que explicam o comportamento dos gestores de empresas de desenvolvimento e comercialização de software na busca e uso de informações, contribuindo, assim para estudos futuros sobre o comportamento informacional de gestores brasileiros.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleComportamento de gestores de empresas de base tecnológica na busca e uso de informaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInformação tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordComportamento informacionalpt_BR
dc.subject.keywordGestorespt_BR
dc.subject.keywordUso da informaçãopt_BR
dc.description.abstract1The main aim of this study was to provide a model that can be used to represent managers' behavior in seeking and using technological and business information. The sample of technological organizations investigated are concerned with software development and commercialization that were associated to the TECSOFT/SOFTEX group. The organization environment, its profile, the manager information profile and activities, as well as their use of information sources and channels have been taken into consideration in explaining the * information behavior of managers. Glaser; Strauss (1967) grounded theory which postulates the generation of a theory based on the research data, has been chosen as the methodological approach adopted. In order to build a theory that could ultimately describe manager’s information behavior, depth interviews have been carried out. The data obtained were codified and analyzed according to grounded theory procedures. The results showed that managers do need to seek information that is useful to their work activities. Customers, suppliers, competitors and partners constitute the main information sources of managers. Personal conversation, e-mail exchange and the Internet have been highlighted as the main information channels for those managers. The use of grounded theory enabled the generation of a theoretical propositions that can ultimately support further studies about the information behavior of Brazilian managers.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.