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2005_AndersonBarrosTorres.pdf
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dc.contributor.advisorCosta, Sely Maria de Souza-
dc.contributor.authorTorres, Anderson Barros-
dc.date.accessioned2020-01-03T19:36:40Z-
dc.date.available2020-01-03T19:36:40Z-
dc.date.issued2020-01-03-
dc.date.submitted2005-02-25-
dc.identifier.citationTORRES, Anderson Barros. Portais corporativos como ferramentas de gestão do conhecimento: desafios de uma instituição governamental. 2005. ix, 224 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36067-
dc.descriptionDissertação (mestrado)– Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2005.pt_BR
dc.description.abstractA preocupação com a gestão do conhecimento em uma organização do setor público brasileiro foi principal motivação para o estudo apresentado nesta dissertação. O objetivo principal foi conduzir um estudo com base na tentativa da organização em inovar pelo uso de um portal corporativo como ferramenta para gestão do conhecimento e comunicação organizacional. Uma observação inicial mostrou uma significante falta de interesse por parte dos integrantes da organização com relação a tal ferramenta tecnológica. Os objetivos do estudo eram, então, avaliar o uso do portal corporativo, identificar os principais fatores que poderiam influenciar sua audiência e propor mudanças possíveis e desejáveis necessárias a transformar o portal na principal fonte de informação dentro da organização. Na primeira fase da investigação, os conceitos de comunicação organizacional, gestão do conhecimento e tecnologia de informação, como também a relação entre eles foi estudada pela análise da literatura. O objetivo principal foi construir um referencial teórico onde os portais pudessem ser analisados como uma ferramenta tecnológica que possui os requisitos necessários a promover um ambiente colaborativo. Este ambiente colaborativo, por sua vez, deveria permitir as pessoas compartilhar e buscar informação para facilitar seu trabalho diário. Com o referencial teórico construído foi possível olhar para o problema da pesquisa como um sistema de atividade humana, decidiu-se usar a Metodologia de Sistemas Flexíveis no estudo para aplicar uma abordagem sistêmica e acomodar a diversidade de percepções encontradas na situação-problema. Isto permitiu esclarecer as principais questões relativas à adoção de um portal corporativo como uma ferramenta para facilitar o acesso à informação. Estes resultados apontaram para as mudanças possíveis e desejáveis que foram propostas visando conseguir um comprometimento efetivo dos integrantes da organização. Por isso, parece ser possível transformar o portal na fonte de informação principal dentro da organização estudada.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titlePortais corporativos como ferramentas de gestão do conhecimento : desafios de uma instituição governamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordPortal corporativopt_BR
dc.description.abstract1The concern with the knowledge management in an organization of the Brazilian public sector was the main motivation for the study reported in this dissertation. The main aim was to carry out a study of an organizational trial of innovating by the use of a corporate portal as a tool for both knowledge management and organizational communication. An initial observation has showed a significant lack of interest by the organizational staff for such a technological tool: The objectives of the study were, therefore, to assess the use of the corporate portaí, to identify major factors that might influence its audience and to propose feasible and desirable changes needed to transform the portal into the major Information source within the organization. In the first stage of the investigation, the concepts of organizational communication, knowledge management and Information technology, as well as the relationship between them were studied via the analysis of the literature. The main aim was to build up a theoretical framework through which portais could be analyzed as a technological tool that embeds the requirements needed to promote a collaborative environment. This collaborative environment, in tum, should allow people both sharing and seeking Information, íeadrng to the easíness o f their daily tasks. As the theoretical framework that was built up allowed looking at the research problem as a human activity system, it was decided to use the Soft Systems Methodology m the study, in order to apply the system approach and accommodate the diversity of perceptions found in the problem situation. This allowed clarifying the main issues regarding the adoption of a corporate portal as a tool to facilitate the Information access. These results pointed to both feasible and desirable changes that have been then proposed, with the aim of getting the effective commitment of the organizational staff to them. Through that, it seems to be possible to transform the portal into the major information source within the organization studied.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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