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Título: Poética ponderal da Montanha : uma proposta de sistematização composicional em dança
Autor(es): Bearlz, Erica Bianco
Orientador(es): Curi, Alice Stefânia
Assunto: Dança
Processo criativo
Cerrados
Artes cênicas
Data de publicação: 19-Nov-2019
Referência: BEARLZ, Erica Bianco. Poética ponderal da Montanha: uma proposta de sistematização composicional em dança. 2018. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Sobre o viés de uma artista do corpo, esta pesquisa se dá numa tentativa de apreender alguns conteúdos dançantes por meio de uma análise do trajeto corporal em processo criativo. O corpo que dança, sendo o mesmo que escreve, que pensa sobre o que escreve, escreve sobre o que vive e lembra o que dança, conduz o leitor a um universo rico, amplo e, ao mesmo tempo, íntimo e particular. Por meio de uma narrativa auto-bio-etno-gráfica, esta pesquisa evoca experiências sensíveis e saberes emergidos do processo criativo em andamento Cerrado Densidade Ressonância para elaborar a performance Montanha. A complexidade em analisar a própria prática, no momento de sua realização, permite levar em conta o saber da dança propriamente dita, trazendo à tona sua forma particular de criar e articular conhecimentos. No entanto, não dispensam a presença da obra, produto polissêmico desta pesquisa, que carrega os dados não discursivos que foram encarnados neste processo e que só fazem sentido na experiência. Inspirado no bioma do Cerrado, o processo criativo de Montanha se deu no invisível, sob a pele, sob a terra, tal qual as raízes do Cerrado em busca d’água, seguindo caminhos tortuosos que carregam todos os riscos e acertos passíveis deste percurso. Em um desses percursos é apresentada uma prática corporal chamada bola bearlz, desenvolvida a partir de minha experiência corporal pessoal da com a bola suíça e com a Ideokinesis. Pensar o corpo que dança, dançar o corpo que pensa, escrever o que resulta desta experiência. Esta dissertação foi dividida em quatro capítulos feitos de forma que o leitor possa escolher qual a ordem e em que cadência seguirá sua leitura, no intuito de preservar a mobilidade e não-linearidade do processo criativo da Montanha.
Abstract: On the bias of an artist of the body, this research was in an attempt to apprehend some dance content through the body path in a creative process. The body that dances, being the same one who writes, who thinks about what he writes, writes about what he lives and remembers what he dances, leads the reader to a rich, broad and at the same time intimate and private universe. Through a self-bio-ethnographic narrative, this dance research evokes sensitive experiences and knowledge emerged during the working process of Cerrado Density Resonance, which resulted in Mountain performance. The complexity of analyzing the practice itself was due to the resonance of the observation in the researcher's own body, allowing to take into account the knowledge of dance itself, its particulares way of creating and articulating knowledge. However, they do not dispense with the presence of the work, the polysemic product of this research, which carries the non-discursive data that was embodied in this process and which only makes sense in the experience. Inspired by the Cerrado biome, the creative process of Mountain occurred in the invisible, under the skin, just like the roots of the Cerrado in search of water, under the earth, following a tortuous path that carries all the risks and hits this course. In one of these ways, a corporal practice is presented called ball bearlz, developed from my personal corporal experience of with the Swiss ball and the Ideokinesis. Think of the body that dances, dance the body that thinks, write what results from this experience. This dissertation was divided into four chapters designed so that the reader can choose the order and in which cadence will follow its reading, in order to preserve the mobility and non-linearity of the creative process of the Mountain.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
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