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2019_MuryloGalyArgôloGalvão.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMendes, Ana Magnólia Bezerra-
dc.contributor.authorGalvão, Murylo Galy Argôlo-
dc.date.accessioned2019-10-30T22:04:10Z-
dc.date.available2019-10-30T22:04:10Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2019-02-28-
dc.identifier.citationGALVÃO, Murylo Galy Argôlo. Atendimento online em clínica do trabalho: estudo exploratório. 2019. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35730-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo realizar uma Análise Psicodinâmica do Trabalho em dois atendimentos online em Clínica do Trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a finalidade de observar em dois estudos de caso como a Clínica do Trabalho se desenvolve num ambiente online. Como objetivos específicos visa-se descrever a organização do trabalho, investigar o sofrimento e estratégias defensivas e analisar a mobilização subjetiva e a potência política de cada caso clínico. A pesquisa tem como referencial teórico a Psicodinâmica do Trabalho e, como objeto de estudo, dois atendimentos online e individuais realizados no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília. Justifica-se este estudo pela demanda de atendimentos solicitadas por trabalhadores em sofrimento que muitas vezes estão inviabilizados de figurarem-se presentes fisicamente no mesmo ambiente que o clínico, ou vice-versa. Algumas pesquisas presentes na literatura mostram que a eficácia do atendimento online é muito semelhante à do atendimento presencial nas psicoterapias. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados na modalidade online por meio da Resolução CFP Nº 11/2018. Assim, o atendimento online pode ser uma nova alternativa que aproxime clínicos e pacientes na modalidade da Clínica do Trabalho. Neste trabalho, os casos clínicos são apresentados em dois artigos. O primeiro artigo apresenta o caso clínico de uma odontóloga do Programa Saúde da Família. Nele se evidencia o uso das estratégias de defesa da aceleração e da servidão voluntária, os aspectos clínicos e os destinos do sofrimento e da potência política. Como resultado, a paciente pondera sobre as estratégias defensivas fracassadas e o sofrimento toma um destino político ao passo que a demanda inicial é resolvida. O segundo artigo exibe os desdobramentos de um caso clínico no qual uma oficial de chancelaria, que trabalha numa embaixada brasileira, é vítima de assédio moral. Os resultados mostram o sofrimento e a trajetória de mobilização da paciente até conseguir ser removida do local de assédio para o país que desejava. Por fim, este estudo conclui que, apesar da pouca presença de alguns problemas técnicos no atendimento online, os dois casos clínicos obtiveram resultados satisfatórios. O atendimento online pode tornar-se uma alternativa para a Clínica do Trabalho. Por ser um estudo exploratório, os resultados não podem ser generalizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAtendimento online em clínica do trabalho : estudo exploratóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento onlinept_BR
dc.subject.keywordMobilização subjetivapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to make a Psychodynamics of Work Analysis in two Clinic of Work’s online service. It is an exploratory and descriptive research which aims to investigate how the Clinic of Work is developed in an online environment. As specific objectives, it aims to describe the organization of work, to investigate the suffering and the defensive strategies, and to analyze the subjective mobilization and the politic power of each clinic case. Its theoretical framework is the Psychodynamics of Work and its object of study includes two online and individual services done by the Laboratory of Psychodynamics and Clinic of Work at the University of Brasília. The reason for this study is the demand of services solicited by workers who are suffering and often unable to be physically present in the same environment as the person providing the service, or vice-versa. Some of the prior research available within the literature demonstrate that the efficiency of online service is similar to that of non-online service. In Brazil, the Federal Council of Psychology created regulations for the provision of psychological services online by means of CFP Resolution number 11/2018. Thus, online service may be a new feasible alternative which could connect psychologists and patients within the modality of the Clinic of Work. This study had the specific goal of producing two papers which present as a method an adaptation of the Psychodynamic Analysis of Work of the secondary data obtained in two online and individual appointments within the practice of Clinic of Work. The first paper presents the clinical case of a dentist within the Program of Family Health. It evidences the use of defense strategies of volunteer acceleration and service, clinical aspects and the course of suffering and political force. As a result, the patient reflects about failed defense strategies and her suffering finds a political course while the initial demand is resolved. The second paper exhibits the developments of a clinical case in which a chancellery official who works in a Brazilian embassy was victim of moral harassment. The results show the patient’s suffering as well as her course of action to be able to get moved from where the harassment had occurred to another country of her preference. Finally, this study concludes that although there are some minor technical problems with the online service, the psychologist was able to proceed without impairment. The Clinic of Work’s online service obtained satisfactory results. Due to this study’s exploratory trait, the results cannot be generalized.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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