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Título: Atuação estratégica da função de compras : a percepção dos profissionais da administração pública federal
Autor(es): Almeida, Walisson Alan Correia de
Orientador(es): Guarnieri, Patrícia
Assunto: Compras estratégicas
Compras públicas
Compras governamentais
Data de publicação: 24-Out-2019
Referência: ALMEIDA, Walisson Alan Correia de. Atuação estratégica da função de compras: a percepção dos profissionais da administração pública federal. 2019. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa centra-se no conceito de strategic purchasing, traduzido de forma mais completa como “atuação estratégica da função de compras” ou, mais simplesmente, como “compras estratégicas”. Ao contrário das premissas invocadas pelo referido conceito, há reiteradas evidências de que o setor de licitações e contratações da esfera pública brasileira ainda está longe de se tornar efetivamente proativo, encontrando-se no estágio reativo e focado em processos operacionais, não estratégicos. Assim, o objetivo geral da presente dissertação é levantar a percepção dos profissionais que atuam na área acerca do nível de integração estratégica da função de compras na organização, bem como sobre as principais alavancas estratégicas adotadas. Relativamente ao seu enquadramento, ao seu recorte, à sua natureza, aos seus objetivos e à sua abordagem, esta pesquisa pode ser classificada, respectivamente, como teórico-empírica, transversal, aplicada, descritiva, exploratória e quantitativa. Como procedimento técnico, o presente trabalho utiliza o levantamento (survey). Para a coleta de dados, foi desenvolvido um questionário com base em revisões sistemáticas da literatura e em artigos científicos que testaram a relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e as compras estratégicas no setor privado por meio de pesquisas de levantamento. Os principais resultados situam a função de compras no nível tático, uma vez que possuem envolvimento estratégico e visibilidade junto à alta administração, carecendo, entretanto, de foco e ações proativas de longo prazo para suportar os objetivos estratégicos das organizações públicas. Assim, esta pesquisa traz ao conhecimento dos profissionais de compras uma série de alavancas e iniciativas estratégicas que podem ser aplicadas para incrementar o papel que eles devem procurar alcançar no setor público a fim de contribuir estrategicamente para o cumprimento da missão organizacional e, em sentido mais amplo, dos objetivos governamentais.
Abstract: This research focuses on the concept of strategic purchasing, understood more fully as “strategic performance of the purchasing function”. Contrary to the premises invoked by this concept, there is repeated evidence that the purchasing function of public organizations in Brazil (public procurement sector) is still far from becoming effectively proactive, being at the reactive stage and focused on operational, non-strategic processes. Thus, the general objective of this dissertation is to raise the perception of professionals who work in the area about the level of strategic integration of the purchasing function in the organization, as well as about the main strategic levers adopted. Regarding its framing, its cut, its nature, its objectives and its approach, this research can be classified, respectively, as theoreticalempirical, transversal, applied, descriptive, exploratory and quantitative. As technical procedure, this study uses a survey. For data collection, a questionnaire was developed based on systematic literature reviews and scientific articles that tested the relationship between supply chain management and strategic purchases in the private sector through survey researchs. The main results place the purchasing function at the tactical level, since they have strategic involvement and visibility at top management, lacking, however, focus and proactive long-term actions to support the strategic objectives of public organizations. Thus, this research brings to the knowledge of purchasing professionals a series of strategic levers and initiatives that can be applied to increase the role they should seek to meet in the public sector in order to contribute strategically to the achievement of the organizational mission and, in a broader sense, government objectives.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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