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Título: O acompanhamento não medicamentoso da criança diagnosticada com TDAH
Autor(es): Andrade, Alessandra Rezende Dutra de
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Medicalização
Desenvolvimento humano
Família - saúde e higiene
Data de publicação: 16-Out-2019
Referência: ANDRADE, Alessandra Rezende Dutra de. O acompanhamento não medicamentoso da criança diagnosticada com TDAH. 2019. ix, 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste na compreensão do processo de escolhas, negociações e tensionamentos de um grupo familiar com criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) diante da opção pelo acompanhamento não medicamentoso. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vigotski frente às suas reflexões sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência; e por contribuições de Gonzalez Rey, de modo especial em relação à compreensão do sujeito. Ambos os autores contribuíram para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento humano relacionadas à medicalização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa foi de base qualitativa, realizada com uma família com filho diagnosticado com TDAH e que optou por estratégias que vão na contramão às terapêuticas tradicionais postas pelos padrões clínicos e sociais vigentes. Foram utilizados como instrumentos da pesquisa complementos de frases e entrevistas abertas no ambiente familiar. Consideramos que o entendimento da família sobre o TDAH, reconhecendo-o como qualidade, a ruptura com a nociva experiência familiar com a medicalização, o processo decisório da abolição dos medicamentos da vida do filho, o enfrentamento às instituições sociais, o empoderamento responsável demonstrando o incentivo para que os filhos se posicionem responsavelmente em suas ações, foram identificados como indicadores, no processo de escolhas, negociações e tensionamentos do grupo familiar, construções que permitem apontar possíveis paralelismos entre tais feitos e a teoria Vigotskiana proposta na obra Defectologia; e de Gonzalez Rey acerca da categoria sujeito.
Abstract: The objective of this study was to understand the process of choices, negotiations and tensioning of a family group with children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), given the option of non - medication follow - up. The research was based on the historical-cultural perspective of Vygotsky regarding his reflections on the development of people with disabilities and by contributions of Gonzalez Rey, especially in relation to the understanding of the subject. Both authors contributed to the discussion of human development issues related to the medicalization of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The research was qualitative based performed with a family with children diagnosed with ADHD and who opted for strategies that go against the traditional therapies put by the current clinical and social standards. They were used as research tools, sentence complements and open interviews in the family environment. We consider that the family's understanding of ADHD recognizing it as quality, breaking with the harmful family experience with medicalization, the decision-making process of the abolition of the medications of the child's life, confronting social institutions, responsible empowerment demonstrating the incentive so that the children take a responsible position in their actions, were identified as indicators in the process of choices, negotiations and tensions of the family group, constructions that allow us to point out possible parallels between these achievements and the Vygotskian theory proposed in Defectology and Gonzalez Rey about the subject category. Keywords:
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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