Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35491
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BiancaResendeCamposSilveira.pdf18,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação profissional, hotelaria e acolhimento turístico : possíveis inter-relações no campo do hotel-escola
Autor(es): Silveira, Bianca Resende Campos
Orientador(es): Avena, Biagio Mauricio
Assunto: Turismo
Formação profissional
Hotelaria & turismo
Data de publicação: 27-Set-2019
Referência: SILVEIRA, Bianca Resende Campos. Formação profissional, hotelaria e acolhimento turístico: possíveis inter-relações no campo do hotel-escola. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O hotel-escola apresenta-se como um campo propício para o acolhimento dos discentes e enriquecimento no aprendizado em hotelaria, com destaque para as aulas ministradas em um ambiente de laboratório de ensino, o que aprimora teorias e práticas para a melhor atuação profissional. Neste estudo, tematicamente, esse tipo de instituição é compreendido enquanto espaço de aprendizagem e troca de saberes entre discentes e docentes, na perspectiva do acolhimento turístico em hotelaria. Com base nessa noção, temos como objetivo geral analisar a funcionalidade do hotel-escola na formação dos profissionais da hotelaria. Em conformidade, abrangemos os seguintes objetivos específicos, Contextualizar a história da hotelaria do Brasil e no Mundo; Identificar escolas de hotelaria do Brasil e no Mundo; Caracterizar os hotéis-escola (nacional e internacional); Compreender os processos de ensinoaprendizagem e modelo pedagógico desenvolvidos nessas instituições; e, assim, mostrar o papel do professor formador e os saberes e práticas que são desenvolvidos no hotel-escola. Portanto, de modo geral, a reflexão sobre a importância da formação profissional dos trabalhadores em hotelaria e como as práticas pedagógicas utilizadas na formação dos cursos de hotelaria, tendo o hotel-escola como instrumento, colabora para que um profissional proativo desenvolva soluções acolhedoras. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de base qualitativa de forma exploratória e participante, com procedimentos tecnológicos realizados através de entrevistas e contato direto por meios de comunicação via internet, com uso do método multirreferencial, com abordagem da bricolagem e apoiada pelo brico-método. O aporte teórico deu-se em três campos de investigação: hotel-escola, formação profissional e acolhimento e suas inter-relações com discente, docente e turista. E, por fim, destaca-se, enquanto resultados, que as possibilidades de criar oportunidades de aperfeiçoamento e formação profissional com o apoio do hotel-escola já é uma realidade e são exercidos com excelência, mas ainda em poucos espaços de aprendizagem. Então entende-se que as práticas sugeridas, que unem teoria e prática fazem sentido ao sujeito/aluno/professor, e proporciona transformações e assim a formação profissional deixa de ser apenas um instrumento técnico e alcança ao acolhimento humanizado, no qual possibilitou que, em um ambiente real, o professor formador criasse oportunidades de realizar a troca de saberes desse aluno que interage com o hóspede e com os profissionais que são parte integrante da equipe do hotel, discute-se tanto a necessidade de criação de um hotel-escola em Brasília quanto como esse tipo de formação em hotel-escola pode contribuir para o fortalecimento do setor hoteleiro. e exerce o magno da educação, que é transformar a si e ao outro, fortalecendo o exercício da cidadania e autonomia desse futuro profissional através do ambiente hotel-escola e assim, contribuir para o fortalecimento do setor hoteleiro.
Abstract: The hotel-school presents itself as a propitious field for the reception of the students and enrichment in the learning in hospitality, emphasizing the classes taught in a laboratory environment of teaching, which improves theories and practices for the best professional performance. In this study, thematically, this type of institution is understood as a space for learning and exchange of knowledge between students and teachers, from the perspective of tourist hospitality. Based on this notion, we have as general objective to analyze the functionality of the hotel-school in the training of hotel professionals. Accordingly, we cover the following specific objectives, Contextualizing the history of hospitality in Brazil and in the World; Identify schools of hospitality in Brazil and in the World; Characterize the school hotels (national and international); Understand the teaching-learning processes and pedagogical model developed in these institutions; and thus show the role of the teacher trainer and the knowledges and practices that are developed in the hotel-school. therefore, in general, the reflection on the importance of the professional training of hotel workers and how the pedagogical practices used in the formation of hotel courses, with the hotel school as an instrument, helps a proactive professional to develop welcoming solutions. To do so, a qualitative research was developed in an exploratory and participatory way, with technological procedures performed through interviews and direct contact through internet media, using the multireferential method, with a bricolage approach and supported by the brico-method. The theoretical contribution was made in three fields of research: hotel-school, professional training and reception and its interrelations with student, teacher and tourist. Finally, it is highlighted, as results, that the possibilities of creating opportunities for professional development and training with the support of the hotel-school is already a reality and are exercised with excellence, but still in a few spaces of learning. So it is understood that the suggested practices, which unite theory and practice make sense to the subject / student / teacher, and provides transformations and thus the professional formation ceases to be only a technical instrument and reaches the humanized reception, in which it a real environment, the teacher trainer creates opportunities to realize the exchange of knowledges of this student that interacts with the guest and the professionals that are an integral part of the hotel team, both the need to create a hotel-school in Brasilia and how this type of hotel-school training can contribute to the strengthening of the hotel sector. and exerts the magnum of education, which is to transform itself and the other, strengthening the exercise of citizenship and autonomy of this future professional through the hotel-school environment and thus contribute to the strengthening of the hotel sector.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.