Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35472
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WaldsonGomesdeSouza.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Afrofuturismo : o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea
Autor(es): Souza, Waldson Gomes de
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Afrofuturismo
Literatura brasileira contemporânea
Ficção especulativa
Protagonismo negro
Data de publicação: 27-Set-2019
Referência: SOUZA, Waldson Gomes de. Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A ficção especulativa (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural) é produtiva na abordagem de temas como preconceito, opressão e contato com o outro, mas ainda é um espaço majoritariamente branco no que diz respeito a personagens e autoria. Como pessoas negras ainda são pouco representadas em obras desses gêneros, esses temas acabam sendo lidos apenas como metáforas para a experiência negra no mundo real. Diante desse contexto, o afrofuturismo se destaca por, em termos gerais, nomear a produção artística que surge da união entre ficção especulativa, perspectivas raciais e protagonismo negro, tanto em relação à autoria da obra quanto às personagens nelas representadas. Este trabalho tem como objetivo principal abordar o conceito de afrofuturismo, com foco na literatura brasileira contemporânea. No primeiro capítulo, são pensadas distinções e aproximações para os gêneros não realistas, aqui pensados através do termo ficção especulativa. Também são exploradas algumas questões referentes à representação negra nessas produções dominadas por personagens brancas. No segundo capítulo, o conceito de afrofuturismo é explorado, desde a criação do termo, na década de 1990 nos Estados Unidos, até a expansão e melhor elaboração do conceito por estudiosas e estudiosos preocupados com a relação entre raça, ficção especulativa e tecnologia. No terceiro e último capítulo, são analisados os três romances brasileiros contemporâneos que compõem o corpus desta pesquisa, cada um apresentando os elementos afrofuturistas de uma maneira diferente. Ritos de passagem (2014), de Fábio Kabral, é ambientado em um mundo de fantasia que tem como base mitologias africanas. Brasil 2408 (2016-2017), de Lu Ain-Zaila, que utiliza um apocalipse climático para a construção de um futuro distópico. E Cidade de Deus Z (2015), de Julio Pecly, no qual ocorre uma infestação de zumbis transformados a partir de um lote estragado de crack. De forma individual e coletiva esses romances são importantes para pensar em como o afrofuturismo se manifesta na literatura brasileira. Um movimento artístico que constrói uma noção de futuro que também é ancestral, pois se relaciona com aspectos que vão além das obras e dizem respeito a uma experiência compartilhada que transcende a linearidade do tempo.
Abstract: Speculative fiction (fantasy, science fiction, and supernatural horror) is productive in approaching issues such as prejudice, oppression, and contact with the other, but it is still a largely white space when we think about characters and authorship. As black people are still underrepresented in works of these genres, these themes end up being read only as metaphors for the black experience in the real world. Given this context, afrofuturism stands out in general terms for naming the artistic production that arises from the union between speculative fiction, racial perspectives and black protagonism, both in relation to the authorship of the work and the characters represented in them. This work has as main objective to approach the concept of afrofuturism, with focus in contemporary brazilian literature. In the first chapter, distinctions and approximations are considered for nonrealistic genres, here thought through the term speculative fiction. We also explore some issues regarding black representation in these productions dominated by white characters. In the second chapter, the concept of afrofuturism is explored since the creation of the term in the 1990s in the United States, to the expansion and better elaboration of the concept by scholars concerned with the relationship between race, speculative fiction and technology. In the third and last chapter, the three contemporary Brazilian novels that compose the corpus of this research are analyzed, each one presenting the afrofuturist elements in a different way. Ritos de passagem (2014), by Fabio Kabral, is set in a fantasy world based on African mythologies. Brasil 2408 (2016-2017), by Lu Ain-Zaila, who uses a climatic apocalypse for the construction of a dystopian future. And Cidade de Deus Z (2015), by Julio Pecly, in which there is an infestation of zombies transformed from spoiled crack. Individually and collectively, these novels are important for thinking about how afrofuturismo is manifested in brazilian literature. An artistic movement that builds a notion of the future that is also ancestral, because it relates to aspects that go beyond works and relate to a shared experience that transcends the linearity of time.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.