Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35402
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LemueldaCruzGandara.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Junior, Augusto Rodrigues da-
dc.contributor.authorGandara, Lemuel da Cruz-
dc.date.accessioned2019-09-09T19:28:28Z-
dc.date.available2019-09-09T19:28:28Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.date.submitted2019-03-15-
dc.identifier.citationGANDARA, Lemuel da Cruz. Cinema literário brasileiro e violência: intercâmbios estéticos e traduções coletivas no grande tempo. 2019. 215 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35402-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese se dedica ao cinema literário brasileiro e à violência nele enformada. Para isso, investigamos intercâmbios estéticos e relações dialógicas entre artistas e obras erigidas a partir do encontro entre esses dois conceitos em projeção cinêmica no grande tempo. Nos concentramos na análise dos seguintes livros e suas respectivas traduções coletivas: Cidade de Deus (1997), romance de Paulo Lins e filme dirigido por Fernando Meirelles lançado em 2002; O invasor (2002), escrito por Marçal Aquino e levado às telas no mesmo ano por Beto Brant; e o livro de contos Pólvora, gorgonzola e alecrim (2005), de Lusa Silvestre, que deu origem a Estômago (2008), dirigido por Marcos Jorge. As bases críticas, teóricas e artísticas se fundamentam em Oswald de Andrade, João do Rio, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Antonio Candido, Dziga Vertov, Susan Buck-Morss, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Emilio Sales Gomes, Hannah Arendt, Ismail Xavier, Marilena Chaui, Jaime Ginzburg entre outras contribuições que participam desta arena pensamental onde a escrita provocadora do crânio imaginativo resiste (e registra) tempos e sentimentos hostis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinema literário brasileiro e violência : intercâmbios estéticos e traduções coletivas no grande tempopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordCinema e literaturapt_BR
dc.subject.keywordCinema - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis dedicates itself to the Brazilian literary cinema and the violence shaped in it. To do this analysis we investigate the aesthetic interchanges and dialogical relations between artists and works built from the encounter between these two concepts in cinemic projection in the great time. We focus our analysis in the following books and their respective collective translations: City of God (1997), a novel by Paulo Lins and the film directed by Fernando Meirelles premiered in 2002; O Invasor (2002), written by Marçal Aquino and taken to the silver screen with the title The trespasser in the same year by Beto Brant; and the short stories book Pólvora, gorgonzola e alecrim (2005), by Lusa Silvestre, which originated Estomago – A Gastronomic Story (2008), directed by Marcos Jorge. The artistical, theoretical and critical bases are funded in Oswald de Andrade, João do Rio, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Antonio Candido, Dziga Vertov, Susan Buck-Morss, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Emilio Sales Gomes, Hannah Arendt, Ismail Xavier, Marilena Chaui, Jaime Ginzburg among other contributions that took part on this thinking arena where the provoking written from an imaginative skull resists (and registers) hostile times and feelings.pt_BR
dc.description.abstract2Por medio de esta tesis doctoral, nos propusimos a una pesquisa dedicada al cine literario brasileño ya la violencia en él trabajada. Para eso, investigamos intercambios estéticos y relaciones dialógicas entre artistas y obras erigidas a partir del encuentro entre estos dos conceptos en proyección cinémica en el gran tiempo. Nuestro enfoque es el análisis de los siguientes libros y sus respectivas traducciones colectivas: Ciudad de Dios (1997), novela de Paulo Lins y película dirigida por Fernando Meirelles lanzado en 2002; O invasor (2002), escrito por Marçal Aquino y llevado a las pantallas de cine en el mismo año por Beto Brant; y el libro de cuentos Pólvora, gorgonzola e alecrim (2005), de Lusa Silvestre, que dio origen a Estômago (2008), dirigido por Marcos Jorge. Las bases críticas, teóricas y artísticas son Oswald de Andrade, João do Rio, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Antonio Candido, Dziga Vertov, Susan Buck-Morss, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Emilio Sales Gomes, Hannah Arendt, Ismail Xavier, Marilena Chaui, Jaime Ginzburg entre otras contribuciones que participan en esta arena intelectual donde la escritura provocadora del cráneo imaginativo resiste (y registra) tiempos y sentimientos hostiles.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.