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Título: Análise da instrumentação da ação pública na pós-graduação Stricto Sensu por meio dos planos nacionais de Pós-Graduação
Autor(es): Tavares, Felipe Formiga
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Pós-graduação - política pública
Ação pública
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 31-Jul-2019
Referência: TAVARES, Felipe Formiga. Análise da instrumentação da ação pública na pós-graduação Stricto Sensu por meio dos planos nacionais de Pós-Graduação. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a influência dos Planos Nacionais de Pós-Graduação na construção e consolidação do Sistema Nacional de Pós-Graduação sob a perspectiva da ação pública. Buscou-se analisar os Planos como instrumentos de ação pública a partir da identificação de cinco elementos presentes – atores, processos, instituições, representações e resultados –, de forma a interpretar como cada elemento influenciou o desenho das políticas públicas do setor com a definição de temas, prazos, prioridades e de forma a revelar disputas políticas internas e externas. Para tanto, como método foi realizado um estudo de natureza descritiva no intuito de verificar a dinâmica do processo de discussão, elaboração e acompanhamento dos Planos Nacionais de Pós-Graduação, com base em dados secundários e com base em análise documental, de conteúdo e bibliográfica, recorrendo a uma variedade de fontes bibliográficas e documentais. A análise histórica dos Planos e a identificação dos cinco elementos de ação pública revelaram interesses não previstos de determinados grupos e apontaram para o fato de que a percepção acerca dos temas voltados para pós-graduação não é homogênea, o que poderia prejudicar a oferta adequada de serviços e recursos públicos em nível nacional. Concluiu-se que os Planos tiveram influência na estabilização das relações entre atores e grupos de interesse heterogêneos, colaborando para a construção e consolidação do Sistema Nacional de Pós-Graduação e dando continuidade às políticas de pós-graduação em nível nacional desde 1975. Sob essa perspectiva, os Planos foram considerados, ainda, meta-instrumentos de políticas públicas, como um componente estratégico e normativo apontando para a confecção de outros instrumentos, organizando e orientando as relações e demais instrumentos na direção de como a pós-graduação stricto sensu deveria ser na construção e consolidação do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Abstract: This work aimed to investigate the influence of the National Graduate Plans on the building and consolidation process of the Brazilian Postgraduate System through a public action perspective. The main objective was to observe the National Graduate Plans as public action instruments by the identification of five elements present in the Plans – actors, processes, institutions, representations and outcomes -, seeking to understand how each element have influenced the design of the policies of this area, defining subjects, deadlines, priorities and seeking to reveal internal and external political struggles. To that, a descriptive study was conducted as method, attempting to understand the discussion, elaboration and follow-up processes dynamics of the National Graduate Plans’ using, for that, secondary data and documentary, content and bibliographic analysis, invoking a variety of bibliographic and documental sources. The historical National Graduate Plans analysis and the five elements of public action analysis have revealed unforeseen interests of certain groups and have pointed to the fact that the perception of Graduate subjects are not equal, which could compromise the extent of public resources and services nationwide. The conclusion was that the National Graduate Plans had a strong influence on stabilizing the relationships between actors and different interest groups, contributing to the building and consolidation of the Brazilian Postgraduate System and continuing the Graduate policies nationwide since 1975. Under this perspective, the National Graduate Plans were considered meta-instruments of public policies, with a strong legal and strategic component, leading to the creation of other instruments, organizing and orienting the relations and other instruments in the way expected for the building and consolidation of the Brazilian Postgraduate System .
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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