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2019_BrunoBonadioToledo.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorToledo, Bruno Bonadio-
dc.date.accessioned2019-07-26T21:40:45Z-
dc.date.available2019-07-26T21:40:45Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-03-22-
dc.identifier.citationTOLEDO, Bruno Bonadio. Estudo de caso sobre o uso de materiais concretos e metodologias ativas no ensino dos termos da oração. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35168-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal investigar os efeitos da utilização da Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), aliada ao uso de materiais concretos, no ensino dos termos da oração, por meio do desenvolvimento e da análise de um estudo de caso sobre o tema. A dissertação utiliza como referencial teórico a Teoria Gerativa, seguindo Chomsky (1986 – 1994 -1998 - 2004), e estudos e propostas que sugerem a aplicação dos princípios inatistas e gerativistas à Educação Básica, tais como Lobato (2014[2003]), Kato e Mioto (2009), Vicente e Pilati (2012), Silva (2015), Pilati (2017). O estudo de caso foi realizado com alunos de diferentes cursos de graduação da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada para investigação foi a aplicação de teste diagnóstico na etapa inicial e final do curso e a realização de quatro oficinas com exercícios baseados na Aprendizagem Linguística Ativa e no uso de materiais concretos, totalizando a carga horária total de 8h. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia utilizada obteve boa aceitação dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o uso de materiais concretos e metodologias ativas no ensino dos termos da oraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordGramática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMetacogniçãopt_BR
dc.subject.keywordOrações (gramática)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation has as its main objective an inquiry into the effects produced by the Methodology of Active Linguistic Learning (Pilati 2017), coupled with the usage of concrete materials, specifically when applied to activities the teaching the elements of a clause, through the development and analysis of a case study on the subject. The dissertation uses as theoretical reference the Generative Theory, following Chomsky (1986 - 1994 -1998 - 2004), and studies and proposals about the appliance of generativist and innatist principles in Basic Education, such as Lobato (2014 [2003]), Kato e Mioto (2009), Vicente e Pilati (2012), Silva (2015), Pilati (2017). The case study was carried out with students from different undergraduate courses inside the University of Brasília. The methodology employed to investigation in the experiment was the application of a diagnostic test in the initial and final phases of the course, with the conduction of 4 workshops with the methodologies of Active Linguistic learning and Concrete Material were put to use, totalizing 8 hours overall. The obtained results showed that the methodology used was well accepted by the students.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
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