Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35142
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CláudiaMariaPaixãoMattos.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
Autor(es): Mattos, Cláudia Maria Paixão
Orientador(es): Barçante, Magali
Assunto: Professores - formação
Professores de línguas - formação
Educação profissional e tecnológica
Ensino de línguas para fins específicos
Data de publicação: 26-Jul-2019
Referência: MATTOS, Cláudia Maria Paixão. Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal: aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE). 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa visa investigar o perfil de formação do professor de inglês em contexto de educação profissional e tecnológica (EPT) de um instituto federal, o que exibe algumas particularidades, considerando o estado da arte do Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) na contemporaneidade. Busca-se investigar se a prática do professor nesse contexto atende às demandas atuais para este tipo de ensino. Vian Jr. (2015, p.188) situa o professor de inglês para fins específicos como “um professor de inglês para fins gerais que se viu na iminência de ministrar aulas para fins específicos”. Diante dessa realidade inusitada, o professor passa por uma insegurança que normalmente é superada com o tempo, por meio da prática em sala de aula e com a frequência a cursos de formação (MONTEIRO, 2009). Almeida Filho (2008) destaca a importância de projetos de investigação em ELFE no âmbito das instituições tecnológicas, o que poderia contribuir para a orientação das práticas dos professores nesse contexto. À luz de vários teóricos, apresentamos um breve cenário da formação de professores de línguas no Brasil. Depois, adentramos o contexto da formação de professores de inglês para fins específicos, expomos algumas pesquisas que versam sobre o assunto e apresentamos o perfil do professor de ELFE. Em seguida, abordamos as origens e as características desse tipo de ensino e tratamos do Ensino de Línguas para Fins Específicos no Brasil. Os instrumentos de coleta de registros utilizados na pesquisa foram: análise documental, questionários e entrevista com os professores-participantes, que trabalham num instituto federal. Por meio da análise de dados, constatamos, dentre outros, que os docentes, em seus discursos, alinham a sua prática aos pressupostos teóricos da atualidade em ELFE. Porém, nota-se, de algum modo, um distanciamento entre o falar e o agir, visto que muitas vezes remetem ao início do Projeto ESP (English for Specific Purposes) no Brasil, que enfatizava o ensino de leitura.
Abstract: The present research aims to investigate the profile of English teacher education in the context of professional and technological education (EPT) in a federal institute, which show some particularity, considering the state of the art of Language Teaching for Specific Purposes (ELFE) in contemporary times. We seek to investigate whether the teacher’s practice in this context meets the current demands for this type of teaching. Vian Jr. (2015, p. 188) places the specific purpose English teacher as “a general English teacher who saw himself on the verge of teaching classes for specific purposes”. In the face of this unusual reality, the teacher experiences an insecurity that is usually overcome with time, through classroom practice and attending training courses (MONTEIRO, 2009). Almeida Filho (2008) highlights the importance of research projects in ELFE within the framework of technological institutions, which could contribute to the orientation of teachers’ practices in this context. In the light of several theorists, we present a brief scenario of language teacher education in Brazil. Then, we enter the context of the education of English teachers for specific purposes, we present some research that deals with the subject and we present the profile of ELFE teacher. Next, we approach the origins and characteristics of this type of teaching and deal with the teaching of languages for specific purposes in Brazil. The instruments of data collection used in this research were: documentary analysis, questionnaires and interview with participating teachers, who work in a federal institute. Through data analysis, we found, among others, that teachers, in their speeches, align their practice to the current theoretical assumptions in ELFE. However, there is somehow a distance between speaking and acting, since they often refer to the beginning of the ESP Project (English for Specific Purposes) in Brazil, which emphasized the teaching of reading.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.