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2018_SimoneUlerLavorato.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorLavorato, Simone Uler-
dc.date.accessioned2019-07-10T21:08:33Z-
dc.date.available2019-07-10T21:08:33Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2018-12-14-
dc.identifier.citationLAVORATO, Simone Uler. Método Dialógico, Descritivo e Acessível – DDA: uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da escola inclusiva. 2018. 144 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34989-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNa contemporaneidade, evidenciamos diversos aspectos acerca da complexidade do ensino de Ciências. Quando esse processo de ensino e aprendizagem é voltado para alunos com deficiência, essa complexidade é potencializada. Nessa perspectiva, esse estudo buscou desenvolver um método prático para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Ciências para pessoa com deficiência visual. Sabemos que ainda há pouca produção acadêmica sobre essa temática e existe uma carência de diretrizes norteadoras para que o educador possa partir da teoria à prática. Uma vez que, na sala de aula nem sempre os recursos estão disponíveis para dar suporte ao trabalho pedagógico, construímos um método simples e efetivo de adaptação ou produção de material didático para que o docente possa adotar na mediação do processo ensino aprendizagem. Sendo assim, esse estudo parte do constructo de que o método desenvolvido pode se constituir como uma tecnologia assistiva aplicada na adaptação e produção de material didático para o ensino de Ciências. O desafio foi estabelecer um fluxo de atividades e processos que se constitui no caminho a ser trilhado. A ideia é de que esse método possa ser utilizado por leitores de tela ou ledores. Para isso, foi desenvolvido, testado e validado o Método Dialógico Descritivo Acessível – DDA voltado à adaptação e produção de material didático que possa ser útil por pessoas com deficiência visual, mas que também pode ser utilizado por outros educandos, abarcando a diversidade e respeitando as diferenças.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMétodo Dialógico, Descritivo e Acessível – DDA : uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da escola inclusivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.description.abstract1Contemporaneity puts some aspects of the complexity of the teaching of sciences in evidence. When the learning process is aimed towards students with disabilities, this complexity increase. In this sense, this research aims to develop a practical methodology to help in the teaching of sciences to visually impaired students. There are still only a few academic studies on this subject, and there is also a lack of guidelines to allow the teacher to go from theory to practice. Considering that resources are not always available in the classroom, we developed a method to produc or adapt e teaching materials in order to help the adoption of said materials by teachers. Therefore, this research is based on the construct that the methodology that was developed can be used as an assistive technology for the production and adaptation of resources for teaching sciences. The challenge was to establish a flow of activities that should be followed. The idea is that the methodology can be used either by screen-reading software or read by a person. In this sense, the Dialogical Descriptive Method was developed, tested and validated which aims at the development of resources that can be used by visually impaired students but also by other students, encompassing, thus, diversity and respecting differences.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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