Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34681
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1984_MariaJuliaGiannasi.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
3,84 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : Ensino de bibliografia : influência do método utilizado no interesse do aluno
Autor : Giannasi, Maria Júlia
Orientador(es):: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto:: Bibliografia
Biblioteconomia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 30-may-2019
Citación : GIANNASI, Maria Júlia. Ensino de bibliografia: influência do método utilizado no interesse do aluno. 1984. xiv, 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1984.
Resumen : Estudo da influência do método de ensino, utilizado em Bibliografia, no interesse do aluno. Pretendeu-se estabelecer relação entre a metodologia empregada no ensino da disciplina e o interesse manifesto pelos alunos. Foram utilizados dois questionários para coleta de dados, sendo um deles aplicado a 11 professores de Bibliografia e o outro a 183 alunos de dez escolas que fazem parte do estudo. Para o processamento dos dados, utilizou-se o pacote SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). 0 resultado permitiu observar que professores e alunos de Bibliografia das escolas analisadas estão bastante motivados pela disciplina e que, para isso, influíram outros fatores que não apenas a metodologia: estrutura dos cursos quanto a vinculação acadêmica, turno em que a disciplina e oferecida, carga horária, qualificação do professor associada a tempo dedicado a disciplina e aos alunos fora da sala de aula. Recomenda-se incrementar uma política de qualificação e capacitação docente, a nível dos departamentos e não manter docentes em tempo parcial.
Abstract: A study of the influence of teaching methods used in Bibliography on students’ motivation. The Intention was to establish a relation between the methodology used for instruction ard the motivation shown by the students. Tv;o questionaires were used to collect data, one of which applied to 11 professors of Bibliography and the other to 183 students of the ten schools which took part in the study. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) was used to procesf: data. Fesults permitted to conclude that professors as well as students of Bibliography of the schools under observation, felt motivated in relation to the course and that several other fa.ctors, and not only methodology, influenced their motivation, for example: link to an academic institution; period in which classes are held, day time or evenings, professor's working hours, their qualification and time dedicated to the course and to the student outside the classroom. The development of a qualification program for instructors in the various branches of Library Science is highly recommended. Also, it is recommended to avoid maintaining professors on a partial time schedule.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1984.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34681/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.