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Título: O papel do ensino de geografia no fortalecimento da educação do campo e na (re)construção do território camponês local
Autor(es): Morais, Eduardo Henrique Modesto de
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Educação do campo
Camponeses
Identidade social
Questão agrária
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: MORAIS, Eduardo Henrique Modesto de. O papel do ensino de geografia no fortalecimento da educação do campo e na (re)construção do território camponês local. 2018. 163 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta tese se propõe a analisar o papel do Ensino de Geografia desenvolvido na Escola Família Agrícola de Natalândia – EFAN, Minas Gerais, no fortalecimento da Educação do Campo e na (re)construção do território camponês local. Nossa suposição é a de que o Ensino de Geografia contribui para a formação dos sujeitos e auxilia no fortalecimento da sua identidade e do seu território. Assim, esta investigação, de base qualitativa, foi realizada por meio de: análise documental; entrevista semiestruturada com o monitor da disciplina de Geografia, o coordenador pedagógico, a supervisora do Ensino Médio e duas lideranças da comunidade; roda de conversa com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, e construção do diário de campo. Além disso, participamos, em outros momentos, de eventos e espaços de formação durante dois anos de vivências com os sujeitos locais. Na investigação, abordamos os seguintes temas/autores: questão agrária brasileira, em Alentejano (2014) e Oliveira (2001, 2012); o campesinato e o conceito de Camponês, em Fernandes (2009, 2013); Território, em Haesbaert (2016); o movimento da Educação do Campo, a partir de Caldart e Molina (2011), Caldart et al (2012), Caldart (2015), Freitas (2010) e Molina (2012); e a construção de um arcabouço teórico sobre o Ensino de Geografia em Escolas do Campo, a partir de Callai (2001, 2005), Cavalcanti (2010, 2012), Castellar (2015) e Leite (2002, 2012). Os resultados evidenciaram como se deu a apropriação e construção do território camponês local e a materialização da EFAN enquanto um território educativo. Além disso, ficou evidente, também, a importância do Ensino de Geografia desenvolvido na escola para a formação dos sujeitos, o resgate e valorização da sua identidade e o fortalecimento do território camponês local, embora pudesse ser potencializada caso não houvesse negligência em relação a alguns dos conceitos e conteúdos fundamentais da ciência geográfica. Por fim, em conjunto com a equipe pedagógica, foram definidos os conteúdos fundamentais para cada ano de formação do Ensino Médio, considerados necessários para uma aproximação da Geografia com a Educação do Campo, especificamente para o contexto da EFAN. Concluímos que o Ensino de Geografia, quando entendido enquanto uma construção realizada em conjunto com os sujeitos, através de processos que prezem pela autonomia, empoderamento e valorização das especificidades e dos sujeitos locais, tem papel fundamental no fortalecimento e na construção da Educação do Campo, e contribui, principalmente, para a materialização de processos que valorizem os tempos e espaços do campo e dos sujeitos camponeses. Na Geografia, em especial, essa significação potencializa o trabalho com seus temas e conteúdos; por um lado, auxilia no processo de fortalecimento da cultura e da identidade do camponês, e, por outro, na reconstrução e/ou ressignificação dos conhecimentos geográficos a partir da realidade dos sujeitos, algo tão caro à ciência geográfica.
Abstract: This thesis proposes to analyze the role of Geography Teaching as it is developed at the Escola Família Agrícola de Natalândia - EFAN, Minas Gerais, in the strengthening of the Educação do Campo and in the (re)construction of the local peasant territory. We believe that Geography Teaching contributes to the subjects‟ formation and enhances the strengthening of their identity and territory. This qualitative research was carried out through documentary analysis; semi-structured interviews with the Geography Monitor, the pedagogical coordinator, the High School supervisor and two community leaders; conversation with students of EFAN‟s High School and field diary. In addition, the author has participated in events and formation spaces during the two years of experiences with local subjects. The following themes and authors were approached: the Brazilian agrarian question, in Alentejano (2014) and Oliveira (2001; 2012); the peasantry and the Peasant concept, in Fernandes (2009, 2013); Territory in Haesbaert (2016); the Educação do Campo movement, in Caldart and Molina (2011), Caldart et al (2012), Caldart (2015), Freitas (2010) and Molina (2012); the construction of a theoretical framework on the Teaching of Geography in Escolas do Campo, from Callai (2001, 2005), Cavalcanti (2010, 2012), Castellar (2015) and Leite (2002, 2012). The results showed how the appropriation and construction of the local peasant territory and the materialization of the EFAN as an educational territory took place. In addition, the importance of Geography Teaching for the subjects‟ formation, the rescue and valorization of their identity and the strengthening of the local peasant territory was made evident, although it could be enhanced if there were no negligence of some fundamental concepts and contents of geographic science. Finally, we propose basic contents for each year of High School education specifically for the EFAN context, which were developed with the school‟s pedagogical team. The conclusion is that Geography Teaching, when understood as a construction carried out in conjunction with the subjects, through processes that cherish autonomy, empowerment and valorization of local specificities and subjects, plays a fundamental role in the strengthening and construction of the Educação do Campo, and contributes to the materialization of processes that value the peasant subjects. For the geographic science, on one hand, this understanding helps in the process of strengthening the culture and the identity of the peasant, and, on the other hand, it allows the reconstruction and re-signification of the geographical knowledge from the reality of the subjects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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