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Título: O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual : desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização
Autor(es): Giannasi, Maria Júlia
Orientador(es): Berbel, Neusi Aparecida Navas
Assunto: Biblioteconomia - estudo e ensino
Sociedade da informação
Ensino a distância
Data de publicação: 3-Mai-2019
Referência: GIANNASI, Maria Júlia. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização. 1999. xii, 212 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
Resumo: A pesquisa buscou verificar a possibilidade de desenvolver habilidade de pensamento crítico, em um curso de educação continuada e a distância via Internet, para profissionais da informação. Partiu de um estudo teórico sobre o pensamento crítico e sobre metodologias de ensino que possibilitassem o desenvolvimento desta habilidade de ordem superior. Elegeram-se os níveis de pensamento crítico de Garrison (1991), as habilidades exigidas em cada nível (de Henri, 1991), dez indicadores desta habilidade (Newman, Web e Cochrane (1995) e a Metodologia da Problematização (Berbel, 1995). Desenvolveu-se um curso a distância, via Internet, para profissionais da informação, sobre Gerência de Sistemas de Informação. O curso foi totalmente desenvolvido via Internet, segundo as etapas da Metodologia da Problematização. Matricularam-se onze alunos e cinco deles concluíram. Os recursos utilizados foram os existentes e disponíveis na Internet, tais como: e-mail - utilizado para troca de mensagens e de arquivos digitados; página de Web - contendo as orientações do curso para os alunos; lista de discussão e Web chat para maior interação entre os elementos do grupo - professores, alunos e orientadores. As orientações aos alunos foram dadas na própria rede e através de pelo menos um encontro presencial com a maioria deles. A partir do planejamento e da execução do curso, elaborou-se um instrumento de análise para avaliação do desenvolvimento do pensamento crítico demonstrado pelos alunos em cada etapa, com uma ementa para cada indicador e com os níveis de demonstração, do aluno, de cada indicador, em cada etapa. Atribuíram-se ainda pesos de acordo com a importância de cada indicador em cada etapa. Nos dois momentos do curso - pré-teste e curso propriamente dito-os alunos foram avaliados com o mesmo instrumento de análise que permitiu verificar o seu desenvolvimento em termos de pensamento crítico. Ao final, os alunos concluintes foram ouvidos em uma entrevista de avaliação sobre o curso e as condições do mesmo. Concluiu-se, através dos dados obtidos, que nestas condições e modalidade de ensino - educação continuada e a distância, para profissionais da informação, via Internet - com esta metodologia e com este instrumento de avaliação utilizados, foi possível desenvolver habilidades de raciocínio de ordem superior, tal como o. pensamento crítico dos alunos. Nesta investigação, o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico era o objetivo principal, mas o desenvolvimento do domínio de conteúdo acabou acontecendo paralelamente. Sugerem-se novos estudos com características semelhantes tendo em vista uma maior generalização do potencial da metodologia e dos resultados. Sugere-se ainda testar o instrumento de análise em outras situações de ensino, que visem a validação do mesmo para o desenvolvimento do pensamento crítico em ambientes diferentes do utilizado nesta investigação. A experiência aqui vivenciada se relevou muito enriquecedora e com perspectivas interessantes para investigações posteriores.
Abstract: The research aimed at verifying the possibility to develop a skill for criticai thinking in a course of continuous and long distance education via Internet for professionals of information. It started from a theoretical study on criticai thinking and on teaching methodologies which favored the development of such skill of higher order. It was elected the leveis of criticai thinking by Garrison (1991), the required skills for each levei, as by Henri (1991), ten indicators of the skill, as by Newman, Web and Cochrane (1995) and the Methodology of Problematization as by Berbel (1995). A long-distance course on Management of Information Systems was created for professionals of information, to be offered via Internet, following the phases of the Methodology of Problematization. Eleven students were enrolled and fíve of them concluded the course. The resources used were those found and available in the Internet such as; e-mail - used to exchange messages and digitized files; Web page - with the course instructions for the students; discussion list and Web chat for better interaction among the participants of the group - teachers, students and supervisors. The instructions were given to the students through the net and at least one personaí meeting with most ofthem. From the planing and development of the course, an instrument of analysis aiming at the evaluation of the development of the criticai thinking skill demonstrated by the students at each phase was elaborated, with a description for each indicator and with the levei of demonstration of each indicator given by the students in every phase. Weights were attributed according to the importance of each indicator in every phase. During both moments of the course - the pre-test and the course itself - the students were evaluated by the same instrument of analysis which verifíed their development in terms of criticai thinking. At the end, the graduates were interviewed for course evaluation and for the evaluation of their own conditions. The conclusion resulting from the obtained data was that under these conditions and teaching modality - continuous and long-distance learning- for professionals of information, via Internet, with this methodology and evaluation teaching tool, it was possible to develop skills of higher order reasoning such as the skill for criticai thinking by the students. In this research, the development of the criticai thinking skill was its main objective, however, the development of content domain also took place simultaneously. It is suggested that new studies with similar characteristics to be carried out taking into account a broader potential generalization of the methodology and of the results. It is also suggested that the instrument of analysis tested in other teaching conditions in order to validate it for the development of criticai thinking in environments different from that used in this investigation. The experience obtained from this study proved enriching and brings about interesting perspectives for further investigations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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