Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34473
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaConceição.pdf17,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Real e virtual : um passeio pelos projetos e afetos de uma professora de artes numa escola de ensino médio no Distrito Federal
Autor(es): Conceição, Ana Carolina
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro - educação
Pedagogia
Arte e educação
Pedagogia de projetos
Data de publicação: 26-Abr-2019
Referência: CONCEIÇÃO, Ana Carolina. Real e virtual: um passeio pelos projetos e afetos de uma professora de artes numa escola de ensino médio no Distrito Federal. 2018. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Trata-se de uma proposta pedagógica, elaborada a partir da descrição e análise das aulas de artes no Centro Educacional 01 - CED 01 do Cruzeiro nos anos 2015 e 2016, baseada principalmente na memória dos estudantes que as vivenciaram. Como alicerce teórico, foram utilizados os conceitos de educação, pedagogia de projetos, pedagogia do teatro, transdisciplinaridade e sistematização de experiências, principalmente a partir de pensadores como Fernando Hernandez e Montserrat Ventura; Paulo Freire; Oscar Jara Holliday; Ubiratan D’Ambrósio e Edgar Morin. Dessa forma, esta pesquisa busca trazer reflexões sobre os projetos de artes realizados no CED 01 do Cruzeiro, além de indicar as contribuições da aprendizagem, a partir de um olhar transdisciplinar sobre o fazer teatral em seu amplo escopo. Os procedimentos adotados para a realização desta pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, mapas mentais produzidos pelos estudantes, depoimentos e diálogos feitos por meio de redes sociais e registros fotográficos e audiovisuais. Isso resultou nesta proposta em forma de portfólio interativo e em três vídeos disponibilizados em ambiente virtual. Os resultados apresentados trazem a fala e ação dos discentes, e sugestão de Sequências Didáticas que envolvem a pedagogia de projetos e suas intersecções com meu pensamento docente.
Abstract: This work is a pedagogical proposal built from the analysis of the art classes at the Educational Center 01 - CED 01 of Cruzeiro in the years 2015 and 2016. It is based mainly on the memory of the students who experienced them. As a theoretical foundation, the concepts of education, project pedagogy, theater pedagogy, transdisciplinarity and systematization of experiences were used, mainly from theorists such as Fernando Hernandez and Montserrat Ventura; Paulo Freire; Oscar Jara Holliday; Ubiratan D'Ambrósio and Edgar Morin. In this way, this research brings reflections on the art projects realized in CED 01 of Cruzeiro. In addition, it indicates some contributions in the learning process from a transdisciplinary perspective. The procedures adopted for this research were semi-structured interviews, mind maps produced by the students, testimonies and dialogues made through social networks and photographic and audiovisual records. As a result, this proposal is presented in the form of an interactive portfolio and in three videos made available in a virtual environment. The presented results bring the speech and action of the students, and suggestions for Didactic Sequences that involve the pedagogy of projects and their intersections with my teaching thought.
Resumen: Se trata de una propuesta metodológica, elaborada partiendo de la descripción y análisis de clases de educación artística en el Centro Educacional 01 – CED 01 de Cruzeiro, en los años 2015 y 2016, basada en la memoria de los estudiantes que las han vivenciado y cuáles sus reverberaciones. Como base teórica han sido utilizados los conceptos de educación, pedagogía de proyectos, pedagogía del teatro, transdisciplinariedad y estructuración de experiencias. Especialmente, partiendo de pensadores como Fernando Hernandezy Montserrat Ventura; Paulo Freire, Oscar Jara Holliday, Ubiratan D’Ambrósio y Edgar Morin. De este modo, esta investigación busca traer reflexiones acerca de los proyectos de arte ejecutados en CED 01, además de señalar las contribuciones de aprendizaje, desde una mirada transdisciplinar con respecto al hacer teatral. Los procedimientos adoptados para la realización de esta investigación fueron entrevistas semiestructuradas, mapas mentales producidos por los estudiantes, declaraciones y diálogos realizados a través de redes sociales y registros fotográficos y audiovisuales. Resultando esta propuesta en forma de portafolio interactivo y en dos vídeos, disponibles en enlaces en youtube. Los resultados presentados traen el habla y acción de los estudiantes, sugerencia de planes de clases de educación artística que involucran la pedagogía de proyectos y sus intersecciones con mi pensamiento docente.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.