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Título: A prática do turismo no ensino especial : possibilidade de inclusão cidadã do sujeito com deficiência
Autor(es): Barroso, Elisangela Pereira
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Turismo
Educação especial
Educação inclusiva
Turismo pedagógico
Data de publicação: 23-Abr-2019
Referência: BARROSO, Elisangela Pereira. A prática do turismo no ensino especial: possibilidade de inclusão cidadã do sujeito com deficiência. 2018. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender a prática do turismo na educação especial como fonte de inclusão, construção da identidade, cidadania e prazer. A escola inclusiva tem por pressupostos básicos desenvolver o convívio com as diversidades, respeitar as singularidades e compreender os educandos como pessoas diferentes umas das outras e com identidades diversas. A escola torna se inclusiva a partir do momento que passa a perceber as diferenças e particulares de cada aluno perante o processo educativo e procura maneiras para que todos tenham uma participação efetiva na aquisição do conhecimento. Nessa perspectiva de educação, o turismo pedagógico pode se apresentar como um mecanismo de inclusão. Passear para conhecer a história, cultura, geografia, economia e organização social das comunidades e região nas quais o aluno se encontra e mostrar uma nova realidade, pode despertar o sentimento de pertencimento à sociedade e a compreensão do seu papel de cidadão. A prática do turismo pedagógico nas classes especiais tem por objetivo relacionar os conhecimentos trabalhados na sala de aula com os saberes do cotidiano fora dos muros da escola, visando a construção de conhecimentos significativos para a cidadania.
Abstract: The present research aims to comprehend the practice of tourism in special education as a source of inclusion, identity construction, citizenship and joy. Inclusive school has as basic presuppositions to develop the conviviality with diversities, to respect the singularities and to understand the learners as different people from each other and with diverse identities. The school becomes inclusive from the moment it comes to perceive the differences and particularities of each student before the educational process and looks for ways for all to have an effective participation in the acquisition of knowledge. In this perspective of education, pedagogical tourism can present itself as an inclusion mechanism. Strolling to know the history, culture, geography, economy and social organization of the communities and region in which the student is and show a new reality can awaken the feeling of belonging to society and the understanding of their role as citizen. The practice of pedagogical tourism in special classes has the objective of relating the knowledge worked in the classroom with the everyday knowledge outside the school walls, aiming at building meaningful knowledge for citizenship.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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