Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34374
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_AdrianoDuartedeAraújo.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Alice no CEF 316 e o que ela encontrou por lá : a história de uma escola por meio de teatro
Autor : Araujo, Adriano Duarte de
Orientador(es):: Villas Bôas, Rafael Litvin
Assunto:: Teatro - educação
Artes cênicas - representação teatral
Artes cênicas - estudo e ensino
Fecha de publicación : 17-abr-2019
Citación : ARAUJO, Adriano Duarte de. Alice no CEF 316 e o que ela encontrou por lá: a história de uma escola por meio de teatro. 2018. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Este trabalho registra criticamente as atividades desenvolvidas no ano de 2016 para a “Semana Literária” do Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria-DF, projeto previsto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, intitulado “Ler é Bacana”. Pretendemos realizar uma reflexão sobre essa experiência e analisar a prática do fazer teatral na escola pública, abordando pressupostos teóricos e práticos até o surgimento do Grupo Estudantil de Teatro - CEF316 (GET-CEF316). Nosso intuito não é esgotar o registro de um trabalho tão extenso, como o que foi desenvolvido durante o período da execução do projeto até o momento, mas problematizar como o fazer teatral pode mudar as pessoas numa escola. Essa reflexão se apoiará nos estudos referentes ao teatro na perspectiva de Erwin Piscator (1968), Bertolt Brecht e Augusto Boal (2013), Flávio Desgranges (2003) será nosso norteador em relação ao ensino, à prática e ao fazer teatral na escola e Luiz Carlos Freitas (2002) abordará as políticas da educação pública no Brasil.
Abstract: This work critically registers the activities developed in 2016 for the "Literary Week" of the Elementary School 316 of Santa Maria-DF, a project foreseen in the Political and Pedagogical Project (PPP) of the school "Ler é Bacana". We intend to reflect on this experience and analyze the practice of theatrical performance in the public school, approaching theoretical and practical assumptions until the appearance of the Student Group of Theater - CEF316 (GET-CEF316). Our intention is not to exhaust the record of such an extensive work, such as what was developed during the period of project execution so far, but to question how theatrical doing can change people in a school. This reflection will be based on studies of theater from the perspective of Erwin Piscator (1968), Bertolt Brecht and Augusto Boal (2013). Flávio Desgranges (2023) will be our guide in teaching, practice and theater theatrical performance and Luiz Carlos Freitas (2002) will discuss public education policies in the Brazil.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34374/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.