Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3436
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2007_HugoRodrigues.pdf1,96 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A formação da intenção em duas culturas : um estudo com o turismo de aventura
Autre(s) titre(s): The formation of intention in two cultures : a study with adventure tourism
Auteur(s): Rodrigues, Hugo
Orientador(es):: Torres, Cláudio Vaz
Assunto:: Comportamento humano
Psicologia social
Date de publication: 5-avr-2007
Référence bibliographique: RODRIGUES, Hugo. A formação da intenção em duas culturas: um estudo com o turismo de aventura. 2007. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Este trabalho comparou a importância dos construtos da Teoria do Comportamento Planejado na intenção de se praticar turismo de aventura nas culturas nacional e estadunidense. A principal hipótese é que, na amostra nacional, norma subjetiva é a principal preditora. Já estadunidense, atitude terá a maior importância. Foram realizados dois estudos. Primeiramente um de eliciação que coletou crenças salientes sobre o objeto, visando construção de itens. Após foi realizada uma comparação da importância de atitude, norma subjetiva e controle percebido, na formação da intenção em cada cultura. Resultados indicam que, na amostra nacional, norma subjetiva seria o melhor preditor, seguidos por atitude. Na amostra estadunidense, atitude foi a melhor, seguida de controle percebido. Este trabalho contrastou as diferenças na formação da intenção destas culturas, indicando que a nacional tem a intenção mais baseada em aspectos normativos e a estadunidense em aspectos mais atitudinais. Trazendo implicações para diversas áreas da psicologia nacional. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work had as main objective to compare the importance of the core variables of the Theory of Planned Behavior (attitudes, subjective norm and perceived control) in the formation of the intention of engage in adventure tourism in the next vacations in the Brazilian and United States cultures. As major hypothesis is be lived that in the Brazilian sample the subjective norm will be a larger importance, than the other variables, and in the Unites States sample attitudes will be more important in the formation of the intention. To realize this objective two studies had been conducted. The first collect the most salient believes about the outcome’s behavior, normative references and control factors, in each culture. The data of this study provide the standards that had uses to build the items of the second study and showed that translate of the one of the instruments will not be an adequate strategy to this research. The second study made a comparison between the importance of attitudes, subjective norm and perceived control in each one culture. The results showed that in the Brazilian sample the subjective norm was the most important antecedent of intentions, followed by attitudes. In the United States sample attitudes has the most important antecedent, followed by the perceived control. This work contrasted the main differences in the formation of intention between the Brazilian and United States cultures. Point the in the last intentions are more guide by attitudes, and in the first, are more guide by subjective norm.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3436/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.