Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34358
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GizanePereiradaSilva.pdf780,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha Neto, João Mendes da-
dc.contributor.authorSilva, Gizane Pereira da-
dc.date.accessioned2019-04-13T16:58:19Z-
dc.date.available2019-04-13T16:58:19Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.date.submitted2018-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Gizane Pereira da. Aquisição de capital social dos bolsistas autodeclarados negros no contexto do Programa Universidade Para Todos. 2018. 137 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34358-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros (pretos ou pardos) estudando em uma instituição particular em Brasília (DF). Por meio de entrevistas semiestruturadas, baseadas no conceito de capital social de Pierre Bourdieu (1998), esta pesquisa pretende estabelecer quais são os impactos sociais e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas, segundo a visão dos próprios beneficiados. Dois grupos de alunos são o foco dessas entrevistas: alunos ingressantes e egressos. O intuito foi estabelecer uma relação entre expectativas e ganhos efetivos de capital social. As considerações finais desta pesquisa pretendem contribuir para a discussão das políticas públicas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, no sentido de reduzir as diferenças sociais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAquisição de capital social dos bolsistas autodeclarados negros no contexto do Programa Universidade Para Todospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Universidade para Todospt_BR
dc.subject.keywordPolítica afirmativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordCapital socialpt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research offers an analysis of social capital acquisition specifically within the University for All Program (ProUni), taking into account the perspectives of the program’s grantees; above all, those of self-declared afro-descendant (blacks or browns) scholarship students in a private institution in Brasília (DF). Through semi-structured interviews, underpinned by Pierre Bordieu’s (1998) social capital concept, this research aims to define which social impacts and prospects of change were propelled by the participation in ProUni among scholarship holders, all under the point of view of the grantees themselves. Furthermore, this research focuses on two groups of students: entrants and alumni. The intent was to establish a link between expectations and effective social capital gains. The differences brought up in the comparison of the entrants and the alumni groups reveal very specific changes in the interviewees’ world view, if compared to the initial and the final phases of the course.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.