Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33996
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_ArianeAbrunhosadaSilva.pdf7,29 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Vânia Lúcia Quintão-
dc.contributor.authorSilva, Ariane Abrunhosa da-
dc.date.accessioned2019-02-13T12:35:58Z-
dc.date.available2019-02-13T12:35:58Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.date.submitted2018-07-09-
dc.identifier.citationSILVA, Ariane Abrunhosa da. Educação & museus brasileiros: práticas educativas online e a potencialidade de uma cultura participativa. 2018. 294 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33996-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese resulta de uma pesquisa sobre os espaços educativos presentes nos sites dos museus brasileiros. O objetivo é entender como os espaços educativos virtuais estão configurados tecnológica, cultural e pedagogicamente, bem como esclarecer se incorporam inovações tecnológicas que apontam indícios de uma cultura da participação. A fundamentação teórica e conceitual demanda foco em cibercultura, cultura participativa, convergência midiática e interação. A investigação realizada procurou registrar e analisar a existência de práticas pedagógicas online. O percurso da pesquisa se baseia em uma metodologia mista composta por métodos quantitativos e qualitativos. Primeiramente, foram combinados métodos quantitativos para se traçar um panorama geral dos espaços educativos nos sites de museus brasileiros e dos tipos de recursos de interação mais disponibilizados. Posteriormente, detivemo-nos em uma análise qualitativa de Estudos de Casos a partir de casos representativos, especialmente quanto à presença de práticas educativas online, buscando compreender a estruturação dos ambientes educativos, dos espaços de participação, de uma possível reconfiguração do trabalho educativo presencial para o meio virtual, além de outras questões. O problema de pesquisa consistiu em saber se as páginas educativas dos museus brasileiros na internet podem ser consideradas espaços alternativos de aprendizagem em sintonia com uma cibercultura participativa, dispondo de recursos de interação que possibilitem práticas educativas participativas e dialógicas. Concluímos que os museus brasileiros ainda não estão inseridos em uma cultura participativa, uma vez que dispõem de poucas práticas educativas online. Entretanto, constatamos a presença de práticas educativas online já orientadas para modalidades de aprendizagens sintonizadas com o ambiente digital e sinalizadoras de potencialidades de uma cultura participativa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação & museus brasileiros : práticas educativas online e a potencialidade de uma cultura participativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMuseologiapt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordAmbiente virtualpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This proposal results from a research on the educational spaces present in the websites of the Brazilian museums. The objective is to understand how virtual educational spaces are configured technologically, culturally and pedagogically, as well as to clarify if they incorporate technological innovations that indicate a culture of participation. The theoretical and conceptual foundation demands focus on cyber culture, participatory culture, media convergence and interaction. The investigation aimed at recording and analyzing the existence of online pedagogical practices. The research was based on a mixed strategy composed of quantitative and qualitative methods. Firstly, quantitative methods were combined to provide an overview of educational spaces on Brazilian museum websites and the types of available communication resources. Later, we focused on a qualitative analysis of Case Studies of representative cases, especially looking for the presence of online educational practices, seeking to understand the structuring of the educational environments, of the spaces of participation, and a possible reconfiguration of the presential educational work to the virtual environment, besides other questions. The research problem consisted in knowing if the educational webpages of the Brazilian museums on the internet can be considered as alternative learning spaces in tune with a participatory cyber culture, having interaction resources that enable participatory and dialogic educational practices. We conclude that Brazilian museums are not yet part of a participatory culture since they have few educational practices online. However, we have verified the presence of online educational practices already oriented to learning modalities attuned to the digital environment and signaling the potentialities of a participatory culture.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33996/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.