Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33867
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DéaVilelaJulião.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
Autor(es): Julião, Déa Vilela
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo e educação
Turismo - práticas pedagógicas
Representações sociais
Turismo
Currículo educacional
Data de publicação: 29-Jan-2019
Referência: JULIÃO, Déa Vilela. Com a fala o professor: as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar. 2018. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo buscou compreender como as representações do professor do Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal se constituem diante do currículo escolar, especialmente com relação ao potencial que o turismo tem de servir de estímulo para o aluno, por meio da aplicabilidade e na verificação dos conceitos trabalhados em sala. Nessa perspectiva a dissertação compõe-se de três capítulos. No primeiro capítulo é apresentada uma discussão teórica acerca do Turismo, e também da Educação. Os temas da cultura e da identidade também são tratados com profundidade, tendo em vista estarem presentes na compreensão mais ampla da relação entre Turismo e Educação. Nesse capítulo, também são mencionadas transversalidades possíveis no currículo escolar. O segundo capítulo trata da teoria da representação social que, na pesquisa, reside principalmente na compreensão da formação e consolidação de conceitos construídos e veiculados pelos seus protagonistas, os professores. Por meio de um caminho metodológico, as categorias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa são analisadas. A fala dos educadores entrevistados com o uso da metodologia da História Oral é exposta e analisada no terceiro capítulo, onde também são mencionados aspectos sobre o Turismo como prática educativa. As experiências de docência relatadas permitiram elencar as conquistas e dificuldades presentes no ensino dos conteúdos que são possíveis de ser acessados pelas práticas turísticas, que, por sua vez destacam-se pela interdisciplinaridade em construção. Assim, com a formação conectada a outros saberes, é possível que Turismo e Educação contribuam com a construção de uma cidadania.
Abstract: The present study sought to understand which are the representations about Tourism of the high school teacher of the Public Network of the Federal District, and how they constitute the pedagogical practices of the school curriculum. Given that teachers have fundamental importance in the mediation of knowledge and in the construction of new methodologies, it is necessary that they seek in their reflections what tourism teaches, within this interdisciplinary relationship between tourism and education. This leads us to question whether Tourism can present itself as a new alternative so that, in learning, there is a link between theory and curricular practice. In view of the above, this research has as a guiding question: does tourism allow the applicability and verification of the concepts worked in the classroom, since the components of the learning environment are the ones that give rise to stimulation for the student? In order to understand how the teacher constructs his representations about tourism, it is necessary to investigate how this one places itself and acts in the space of the classroom. In the search for a methodological path, the theory of social representations according to Moscovici (1984) was the base. In the methodological course of the research, the need to understand the representations put in the teachers' discourses led us to opt for oral history. The Oral History can be understood as a research method (historical, anthropological, sociological, among others), that privileges the accomplishment of interviews with people who participated or witnessed events, conjunctures, visions of the world. The teaching experiences reported allowed us to highlight the achievements and difficulties present in the teaching of contents that are possible to be accessed by the tourist practices, which, in turn, stand out by the interdisciplinarity in construction. Thus, with the formation connected to other knowledge, it is possible that Tourism and Education contribute to the construction of a citizenship.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.