Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33761
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2018_HermíniaMariaCamposFernandes.pdf6,1 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.authorFernandes, Hermínia Maria Campos-
dc.date.accessioned2019-01-08T19:08:31Z-
dc.date.available2019-01-08T19:08:31Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.date.submitted2018-07-01-
dc.identifier.citationFERNANDES, Hermínia Maria Campos. Educação ambiental na escola: o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos”. 2018. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33761-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa investigação é analisar os impactos do Projeto Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos (AACB) em sua implementação na escola e na comunidade da Escola Classe 410 de Samambaia (EC410). As reflexões se pautaram no sentido de evidenciar como o projeto se desenvolveu e se consolidou na escola a partir de práticas pedagógicas e seu monitoramento, e quais foram os impactos desse projeto na comunidade escolar e nos alunos da alfabetização após 7 anos de sua implementação. Os resultados da análise indicaram que trabalhar o conceito com a criança a partir da organização sistêmica do ensino de ciências na escola e sua interação com a educação ambiental proporciona mudanças na cultura, o que significa possibilidades de incorporação nas condutas, nas formas de comportamento mais potencializadas e comprometidas com uma consciência crítica cidadã.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola : o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCiclos biológicospt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this investigation is to analyze the impacts of the “Environmental Literacy and Biological Cycles Project (AACB)” over the school Escola Classe 410 de Samambaia (EC410), in Samambaia, Brasília, Brazil, and its community. Under the political ecology perspective, the work aimed to highlight how the project developed in the aforesaid school, with the use and monitoring of pedagogical practices. Also, the work analyzes which were the impacts of the Project on the community and with literacy students, seven years after its implementation. The results indicate that working the concepts from a perspective of a systemic organization of sciences teaching and its integration with environmental education is effective in the sense of cultural change: changing the behavior towards a more committed way to a citizen critical consciousness.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33761/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.