Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33747
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RenanPinheirodeOliveira.pdf7,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_RenanPinheirodeOliveira_PRODUTO.pdfPRODUTO4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeaklini Filho, José Felippe-
dc.contributor.authorOliveira, Renan Pinheiro de-
dc.date.accessioned2019-01-07T18:10:41Z-
dc.date.available2019-01-07T18:10:41Z-
dc.date.issued2018-01-07-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renan Pinheiro de. Física médica aplicada ao ensino de física das radiações: um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs. 2018. x, 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33747-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Física das Radiações tomando como base a aplicação na Medicina. Para isso, foi criado um roteiro de atividades utilizando um material de apoio com slides, vídeos e animações. Aplicado em outro contexto social e econômico, esse material nos mostrou falhas que precisaram ser corrigidas. A nova aplicação explorou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizando simulações computacionais o que culminou na criação de um site desenvolvido pelos alunos, com código aberto, como parte de um Produto Educacional, para ser disponibilizado para professores que quiserem usar a informação contida e até mesmo expandir o que já existe. A exposição das aulas foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e auxiliada pelos Mapas Conceituais de Joseph Novak, se mostrando promissoras e com resultados satisfatórios.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFísica médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICspt_BR
dc.title.alternativeMedical physics applied to the teaching of radiation physics : an experience report on the creation and application of a didactic sequence for high school using TICspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDidática - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordRadiaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica médicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAraújo, Francisco de-
dc.description.abstract1The present dissertation regards the development of a didactic sequence for teaching Radiation Physics based on future applications in Medicine. For this matter, a script of activities was created, which includes guidelines with slides, videos and animations. When applied to other social and economic contexts, this material showed flaws that are yet to be corrected. The new application explored the use of Information and Communication Technologies (TICs), applying computational simulations, culminating in the creation of a website developed by the students, with open source configuration, as part of an Educational Product, to be made available to teachers who choose to use such information and even expand what already exists. The lecture was based on David Ausubel's Theory of Significant Learning and aided by Joseph Novak's Conceptual Maps, showing promise and satisfactory results.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.