Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33741
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClarissaCassabDanna.pdf14,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Da consciência às atitudes ambientais : práticas verdes na educação
Autor(es): Danna, Clarissa Cassab
Orientador(es): Martins, Leila Chalub
Assunto: Educação ambiental
Consciência ambiental
Jovens
Data de publicação: 6-Jan-2018
Referência: DANNA, Clarissa Cassab. Da consciência às atitudes ambientais: práticas verdes na educação. 2018. 170 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Como a consciência ambiental permite a formação de novas atitudes de cuidado com o meio ambiente? Basta saber para mudar o comportamento? Essa foi a questão central que me inspirou a revisitar minha vivência como educadora ambiental com as crianças e jovens do Projeto Sombra da Mata, da Escola Comunitária do Sítio Sombra da Mata localizado, na Ponte Alta do Gama/DF, o qual é sede de projetos com a comunidade local patrocinados por parceiros ao longo dos últimos 12 anos. O objetivo geral da investigação foi: compreender como, após sucessivos anos de práticas ambientais adequadas, as crianças e jovens escolhem agir, em sua vida no projeto e no mundo exterior. O trabalho orientou-se pelo entendimento de que crianças e jovens, enquanto sujeitos sociais, vão tornando-se responsáveis por suas escolhas, da heteronomia à autonomia, e é com elas que se estabelece a construção desse conhecimento. Metodologicamente, o diálogo e a observação foram os instrumentos principais da pesquisa: a observação participante com registros sistemáticos; questionário; entrevistas/conversas estruturadas; produção de texto; fotos e vídeos. Após 12 anos de imersão nesse campo de trabalho, exigiu a construção de distanciamento metodológico associado a estudos teóricos que iluminaram esse caminho de ida e de volta. A vivência nessa pesquisa-ação implicada me permitiu compreender como se dá a mudança de atitudes das crianças e jovens no processo educativo e o que favorece nos seus modos de vida, a manutenção ou a derrocada dessas mudanças. O entendimento é que o caminho do discurso à ação poderá ser reduzido se à educação ambiental forem somadas atividades práticas contínuas e duradouras em que o jovem se torne protagonista do seu aprendizado e de suas ações.
Abstract: How does environmental awareness allow the formation of new attitudes of caring for the environment? Just know to change the behavior? This was the central issue that inspired me to revisit my experience as an environmental educator with the children and young people of the Sombra da Mata Project, the Sombra da Mata Community School located at the Ponte Alta do Gama / DF, which is home of projects with partner community over the last 12 years. The general objective of the research was to understand how, after successive years of adequate environmental practices, children and young people choose to act in their life on the project and in the outside world. The work was guided by the understanding that children and young people, as social subjects, become responsible for their choices, from heteronomy to autonomy, and it is with them that the construction of this knowledge is established. Methodologically, dialogue and observation were the main research instruments: participant observation with systematic records; interviews / structured conversations; photos and videos. It is, therefore, 12 years of immersion in this field of work, which required the construction of my methodological drift through theoretical studies that illuminated this way of going back and forth. The experience in this implied research-action allowed me to understand how the change of attitudes of children and young people in the educational process and what favors in their ways of life, the maintenance or the overthrow of these changes. The understanding is that the path from discourse to action can be reduced if environmental education is combined with continuous and enduring paractical activities in which the young person becomes protagonist of their learning and their actions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.