Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33545
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ConstruindoUniversidadeSustentavel.pdf437,25 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiarpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Maria Joãopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Teresapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:34Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:34Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; ROSA, Maria João; CARVALHO, Teresa. Construindo uma universidade sustentável: uma discussão baseada no caso de uma universidade portuguesa. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 424-447, out. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000200424&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33545-
dc.description.abstractA partir do caso de uma universidade portuguesa, discutimos visões sobre o que deve ser uma Universidade Sustentável (US), bem como sobre as diferentes etapas necessárias à sua implementação. A discussão foi construída a partir da revisão da literatura sobre a sustentabilidade no ensino superior, análises de documentos da instituição, observação do campus e entrevistas com diferentes atores associados às questões relativas à sustentabilidade na universidade. A universidade estudada atua nas dimensões da sustentabilidade sugeridas na literatura, mas percebe-se que o processo de institucionalização de uma efetiva US encontra-se ainda em fase inicial. A partir do caso estudado são sugeridas ações estratégicas para as universidades que buscam a transição para US que incluem a adoção de uma perspectiva holística de US por meio da discussão e de documentos oficiais, a prática da gestão democrática e participativa, e a criação de canais formais de diálogo com a sociedade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstruindo uma universidade sustentável : uma discussão baseada no caso de uma universidade portuguesapt_BR
dc.title.alternativeBuilding a sustainable university : a discussion based on a portuguese university case-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200009pt_BR
dc.description.abstract1Based on the case of a Portuguese university, we discuss views about what should be a Sustainable University (SU) and the processes to institutionalise it. The discussion is built from a literature review on sustainability in higher education, the analysis of institutional documents, campus observation and interviews with different individuals associated with sustainability issues at the university. The studied university acts in the dimensions of sustainability suggested in the literature, but it is clear that the institutionalization process of an effective SU is still in its early phases. Starting from the studied case we suggest strategic actions for universities that seek the transition to SU, which include the adoption of a holistic perspective of SU through discussion and the issue of official documents, the practice of democratic and participatory management, and the establishment of formal means of dialogue with society.-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33545/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.