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Título: Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
Educational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal District
Autor(es): Pereira, Rodrigo da Silva
Silva, Maria Abádia da
Assunto: Políticas educacionais
Gestão escolar
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 2018
Editora: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Referência: PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.
Abstract: This article aims to analyze the administration conceptions of public school principals of the Federal District (DF) in Brazil. In order to accomplish this, it is organized in three sections: the introduction that discusses the historical highlights of the debate, the topic about the disputes around the theme and, finally, the meanings attributed by the principals to the constitutive elements of school administration. The work also problematizes the legal discontinuity of policies for democratic administration in the Federal District and analyzes how this movement affects speech and practices at secondary education schools. The results point out that there is a certain hybridism of conceptions and that the practices are developed from contradictory movements and apprehensions. They also indicate that there are conditions for the questioning of techno-bureaucratic policies by empowering school bureaus and reflecting critically, deepening mechanisms for participation, ethical-political commitment and professional engagement focused on emancipatory education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Educar em Revista - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219
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