Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33448
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoContinuadaProfessores.pdf105,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
Outros títulos: Continuing education of teachers and librarians for information literacy : the contribution of distance education
Autor(es): Carvalho, Lívia Ferreira de
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecários
Competência informacional
Ensino a distância
Educação permanente
Professores
Data de publicação: 2018
Editora: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Referência: CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.
Resumo: Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.
Abstract: In contemporary society, continuous qualification is a condition for individuals to act as critical and reflective citizens. In this context, continuing education is essential for the development of skills and abilities that have not been learned in graduation. The article presents a reflection about the potential of Distance Education to the continuing learning of teachers and librarians for informational practice, as they are important actors for the information literacy to be implanted and consolidated in school. Research conducted on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior website shows that there are few published works about information literacy courses by distance education, especially for the training of librarians.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.