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ARTIGO_AprendizagemObservacionalCriancas.pdf722,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrasilense, Izabel Cristina da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorBarros, Romariz da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Carlos Barbosa Alves dept_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:17Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:17Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33397-
dc.description.abstractO presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelaçãopt_BR
dc.titleObservational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modelingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordVideomodelaçãopt_BR
dc.subject.keywordMonitoramentopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - criançaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424pt_BR
dc.description.abstract1This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.-
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