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dc.contributor.advisorGuarnieri, Patrícia-
dc.contributor.authorLeite, Ana Caroline Nascimento-
dc.date.accessioned2018-12-21T17:30:10Z-
dc.date.available2018-12-21T17:30:10Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.citationLEITE, Guilherme Paiva. E-fulfillment: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. 2018. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33271-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA execução do e-fulfillment está diretamente ligada com as operações logísticas e cadeia de suprimentos. As suas atividades englobam: o planejamento estratégico da operação, recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística. O e-fulfillment é pertinente para o cenário do comércio eletrônico no Brasil, pois trata-se de um movimento recente e de forte crescimento. Existe uma forte tendência em terceirizar o e-fulfillment e dessa forma, estão surgindo diversos operadores logísticos ofertando a gestão deste processo com os seguintes benefícios: redução dos custos com encargos sociais, manutenção de estrutura física e a possibilidade da empresa se concentrar nas questões relacionadas ao seu negócio. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo verificar quais são os fatores preponderantes na decisão de contratação do serviço Correios Log+ sob a ótica dos empresários de e-commerce. Para tanto, este estudo, de natureza aplicada, apresenta uma abordagem qualitativa. Em um primeiro momento, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Ademais, desenvolveu-se um estudo de caso com a utilização de entrevista semi estruturadas junto a seis empresas de pequeno porte, clientes do serviço Correios Log+ do estado de São Paulo. Complementarmente, fez-se uso da pesquisa documental. Diante dos resultados e dados obtidos, constata-se que dificilmente um comércio eletrônico é bem-sucedido sem um serviço de e-fulfillment bem estruturado. Vários motivos levam as empresas a terceirizar o e- fulfillment, o mais comum é a intenção em concentrar os esforços na atividade principal. Desse modo, este estudo pode contribuir para que os lojistas virtuais compreendam a importância e as vantagens que a terceirização das atividades logísticas para o comércio eletrônico podem gerar para as empresas. Não obstante, percebeu-se que ainda existem lacunas de investigação acerca dessa temática, havendo, portanto, espaço para o desenvolvimento de estudos futuros como forma de ampliar as discussões científicas e gerenciais neste campo de conhecimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleE-fulfillment : o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLogística integradapt_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.subject.keywordE-fulfillmentpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The implementation of compliance is linked to logistics and supply chain operations. Its activities include strategic planning of the operation, receipt of orders, storage and inventory control, distribution and logistics. The fulfillment is pertinent to the scenario of e-commerce in Brazil, as it is a recent and strong growth movement. There is a strong tendency to outsource fulfillment and, in this way, several logistic operators are emerging offering the management of this process with the following benefits: reduction of costs with social charges, maintenance of physical structure and the possibility of the company concentrating on issues related to its business. In this sense, this study aims to verify which are the preponderant factors in the decision to hire the Correios Log + service from the perspective of e-commerce entrepreneurs. Therefore, this study, of an applied nature, presents a qualitative approach. At first, they carried out three stages of systematic review of the literature. In addition, a case study was developed with the use of a script of interviews with the clients of the Correios Log + service in the state of São Paulo. In addition, documentary research was used. Given the results and data obtained, it is found that hardly an e-commerce is successful without a well-structured e-fulfillment service. Several reasons lead companies to outsource e-fulfillment, the most common is the intention to focus efforts on the main activity. . In this way, this study can contribute to the virtual shopkeepers understand the importance and advantages that the outsourcing of the logistical activities to the electronic commerce can generate for the companies. Nevertheless, it was noticed that there are still gaps in research on this subject, and there is therefore scope for the development of future studies as a way to broaden the scientific and managerial discussions in this field of knowledge.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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