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Título: Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional
Autor(es): Pereira, Patrícia Resende
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Tomada de decisão
Gestão escolar
Letramento informacional
Comportamento informacional
Data de publicação: 21-Dez-2018
Referência: PEREIRA, Patrícia Resende. Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto a análise do comportamento de busca e do uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar quanto aos padrões de letramento informacional em escolas de Ensino Médio do Distrito Federal que compõem a rede pública de ensino. Propõe verificar a importância do domínio no uso da informação para a tomada de decisões no cotidiano escolar. Investiga a relação entre o processo de tomada de decisão e a interface com os padrões de competência em letramento informacional, procurando identificar as opiniões, dificuldades e comportamento do gestor quanto aos procedimentos de busca e uso da informação, e da percepção dos diretores sobre a própria gestão escolar. Para alcançar os objetivos propostos, analisou documentos oficiais, dados de entrevistas e questionários, e fez-se uso de abordagens quantitativas e qualitativas na coleta e análise dos dados, que permitiram verificar alguns dos principais indicadores de letramento informacional relacionados ao processo de tomada de decisão dos gestores entrevistados. Observou-se, pela pesquisa, que o domínio na busca e uso da informação vincula-se à construção do conhecimento e processo decisório, assim como permitiu concluir que os gestores consideram a informação como um suporte fundamental para o trabalho. Entretanto, constatou-se que o letramento informacional ainda não representa uma prática cotidiana. Carece, portanto, de aprofundamento e de propostas concretas específicas de letramento informacional a serem implementadas; tanto no sentido investigativo, para compreender melhor o processo decisório dos gestores, quanto da criação de uma política clara no que diz respeito aos processos de capacitação daqueles que atuam na gestão escolar.
Abstract: The objective of this research is to analyze the behavior of school managers related to the patterns of information literacy in high schools of the Federal District, which are is part of the public school system. It proposes to verify the importance of the expertise in the use of the information for work planning and decisionmaking in school daily issues. It investigates the relationship between the decision-making process and its interface with the information literacy competency standards, seeking to identify the managers’ opinions, difficulties and behavior regarding information search and use procedures, and the principals' perception of their own school management. Based on official documents, interviews and questionnaires, quantitative and qualitative approaches were used to collect and analyze the data, which allowed us to verify some of the main information literacy indicators related to the decision-making process of the interviewed managers. It was observed that the domain in the search and use of information is linked to the construction of knowledge and decision making, and also that managers consider information as a fundamental support for the work. However, it was noticed that information literacy still does not represent a daily practice. It lacks, therefore, depth and concrete proposals of informational literacy to be implemented in both, the investigative sense, in order to improve the understanding of managers’ decision-making process, and in the policy one, creating a clear policy regarding the qualification processes of those who work in school management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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