Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcosViníciusMarinhoFernandes.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A Louca e o Belo : a eficácia do casamento político entre Juana de Trastâmara e Felipe de Habsburgo (séc. XV-XVI)
Autor(es): Fernandes, Marcos Vinícius Marinho
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Matrimônio
História política
Aliança matrimonial
Historiografia
Data de publicação: 20-Dez-2018
Referência: FERNANDES, Marcos Vinícius Marinho. A Louca e o Belo: a eficácia do casamento político entre Juana de Trastâmara e Felipe de Habsburgo (séc. XV-XVI). 2018. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este é um estudo sobre o matrimônio de Juana, la Loca, de Castela e Aragão, com Felipe, el Hermoso, da Borgonha, na perspectiva da cultura política em que foi concertado e levado a cabo, entre o final do século XV e começo do XVI. Para boa parte da historiografia, tratou-se de um enlace negativo, cujas consequências se desviaram dos planos que presidiram o pacto inicial. Portanto, em certa medida, um fracasso estratégico. Numa perspectiva diferente, pretende-se estudar a eficácia da aliança matrimonial de Juana e Felipe, por se considerar que os casamentos dinásticos, tal como outros importantes instrumentos políticos, tinham um papel flexível que se ajustava às dinâmicas de cada momento. Será explorado um corpus documental variado, que cobrirá desde os anos de negociação, a partir de 1494, passando pelos dez anos de matrimônio propriamente dito, até as suas consequências após a morte de Felipe, em 1506, deixando uma rainha viúva que seria um problema familiar e político até 1555.
Abstract: This is a study about the matrimony of Juana, the Mad, of Castile and Aragon, and Philip, the Handsome, of Burgundy, in the perspective of the politic culture where it was arranged and performed, between the end of the XVth century and the beginning of the XVIth. For many historians, it was a bad union, whose consequences deviated from the plans that presided over the initial pact. It would be, then, a strategic failure. In a different perspective, we intend to study the efficacy of Juana and Philip’s matrimonial alliance, since dynastic marriages, as an important political instrument, had a flexible role that allowed it to adjust to the circumstantial dynamics. The study will lead to an analysis of a diverse documental corpus, reaching from the years of negotiation, since 1494, the ten years of proper marriage, to its consequences after Philip’s death, in 1506, leaving behind a widow queen who would be a familiar and political problem until 1555.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.