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Título: Análise do desempenho das prestadoras de saneamento básico na perspectiva da visão relacional
Autor(es): França, João Barbosa
Orientador(es): Reyes Júnior, Edgar
Assunto: Saneamento básico
Relacionamentos interorganizacionais
Indicador de desempenho
Fornecedores
Data de publicação: 21-Set-2018
Referência: FRANÇA, João Barbosa. Análise do desempenho das prestadoras de saneamento básico na perspectiva da visão relacional. 2018. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A literatura de estratégia e gestão da cadeia de suprimento tem buscado explicação porque algumas empresas crescem e outras fracassam. Nesse contexto, três correntes teóricas se complementam para explicar o desempenho da firma: visão baseada em mercado, teoria baseada em recursos e visão relacional. O estudo do relacionamento interorganizacional se apresenta como alternativa explicativa ao propor que os recursos necessário para a vantagem competitiva se estende além das fronteira da firma, por meio dos mecanismos de governança relacional, das rotinas de compartilhamento de conhecimento, da especifidade de ativo relacional e dos recursos e capacidades complementares. Apesar de muitos estudos ter apontado que as relações geram vantagem para os compradores e fornecedores, outras pesquisas defedem que a obtenção de vantagem não garante o desempenho superior. A discursão também segue em relação à falta de consenso sobre as demensões e medidadas do desempenho. O estudo aplicou o modelo de recursos relacionais na cadeia de suplimento do setor de saneamento brasileiro. Com base em dados secundários foi gerado o desempenho comparativo pela técina análise envoltória de dados (DEA) e um survey foi aplicado junto as prestadoras do serviço de saneamento. Técnicas estatísticas multivariadas foram aplicadas para testar um modelo de interação relacional que confirmou a validade discriminante de três construto da visão relacional. Os resultados confirmam os efeitos positivos dos relacionamentos sobre o desempenho das entidades do setor, também evidenciam a necessidade de melhoria de desempenho das entidades estudadas.
Abstract: The literature on strategy and supply chain management has sought to explain why some companies grow and others fail. In this context, three theoretical currents complement each other to explain the firm's performance: market-based vision, resource-based theory and relational view. The study of the interorganizational relationship is presented as an explanatory alternative when proposing that the necessary resources for competitive advantage extend beyond the firm's boundary, through the mechanisms of relational governance, knowledge sharing routines, relational asset specificity and resources and capabilities. Although many studies have pointed out that relationships generate advantage for buyers and suppliers, other research argues that gaining advantage does not guarantee superior performance. The discourse also follows in relation to the lack of consensus on the demensões and measured of the performance. The study applied the model of relational resources in the supply chain of the Brazilian sanitation sector. Based on secondary data, the comparative performance was generated by the technical data envelopment analysis (DEA) and a survey was applied to the sanitation service providers. Multivariate statistical techniques were applied to test a relational interaction model that confirmed the discriminant validity of three relational view constructs. The results confirm the positive effects of the relationships on the performance of the entities of the sector, also evidenced the need to improve performance of the entities studied.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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